POLÍTICA
Desembargadora e Ativista Cultural são homenageadas por Caravina por atuação no combate ao racismo
Assembleia Legislativa entrega Troféu Zumbi dos Palmares e Tia Eva para destacar personalidades na luta pela igualdade racial
29/11/2024
18:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Na noite de ontem (28), a Assembleia Legislativa realizou uma sessão solene especial para entregar o Troféu do Mérito Legislativo Zumbi dos Palmares e Tia Eva, homenageando 26 personalidades e instituições que se destacaram na luta pela igualdade racial, pelo combate ao racismo e pela valorização da cultura negra.
Entre os homenageados, por indicação do deputado Pedro Caravina (PSDB), estão a desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJ-MS), e a Ativista Cultural Jessica Cândido. Jaceguara Dantas da Silva, negra e de origem indígena, é professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e uma das fundadoras do grupo Tez (Trabalho Estudos Zumbi), a primeira organização do movimento negro no estado. Jessica Cândido é uma das idealizadoras do Festival Afronta, que promove a inclusão e valorização da cultura negra, oferecendo acesso gratuito e democrático à cultura.
A homenagem foi criada em 2009, por iniciativa do ex-deputado Amarildo Cruz (PT), falecido em março de 2023. Neste ano, por proposição da deputada Gleice Jane (PT), “Tia Eva” passou a integrar o nome do troféu, em homenagem à mulher que fundou uma comunidade quilombola em Campo Grande e incentivou a igualdade racial no âmbito estadual, por força da Resolução 108/2024.
Durante a cerimônia, o deputado Pedro Caravina destacou a importância da luta do ex-deputado Amarildo Cruz em favor das pautas antirracistas e reforçou a necessidade de avançar ainda mais na causa. “Nós avançamos muito, mas precisamos avançar ainda mais. Parabéns a todos que foram homenageados, pelo trabalho que cada um fez”, declarou.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PIX ganha botão de contestação em apps bancários; devolução em fraudes pode ocorrer em até 11 dias
Leia Mais
TJMS promove o juiz Djailson de Souza a desembargador por antiguidade
Leia Mais
Riedel reúne secretariado para definir 2026 e pode antecipar saída de secretários-candidatos para janeiro
Leia Mais
Polícia italiana detém ex-assessor de Moraes acusado de vazar informações sigilosas do STF
Municípios