POLÍTICA
Nelsinho Trad defende fortalecimento do Simples Nacional na reforma tributária
Senador alerta sobre riscos para pequenos negócios e destaca a importância do Simples Nacional na geração de empregos e na economia brasileira.
19/11/2024
18:45
ASSECOM
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O senador Nelsinho Trad reforçou nesta terça-feira (19), em sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no Senado Federal, a necessidade de fortalecer o Simples Nacional no âmbito da reforma tributária. Acompanhado de Alfredo Cotait Neto, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Trad destacou que a proteção ao Simples é essencial para preservar os pequenos negócios, responsáveis por uma parcela significativa da economia do país.
Durante a discussão, o senador enfatizou que as micro e pequenas empresas representam cerca de 92% dos empreendimentos no Brasil, geram aproximadamente 70% dos empregos e são fundamentais para a base econômica nacional. “É por isso que o Simples Nacional precisa ser fortalecido e defendido. Ele é uma alavanca para a geração de emprego, renda e inovação”, afirmou Nelsinho Trad.
O senador alertou que alterações inadequadas na reforma tributária, como a proposta no artigo 28 do TLP 68 de 2024, podem prejudicar a competitividade desses negócios ao limitar a apropriação de créditos tributários pelos adquirentes de bens e serviços fornecidos por empresas optantes do Simples.
Atualmente, empresas do Simples podem transferir integralmente os créditos do PIS e COFINS, num total de 9,25%. Com a reforma, esse valor seria limitado ao montante efetivamente pago no regime simplificado, o que reduziria os créditos tributários disponíveis para empresas maiores. Segundo Trad, isso tornaria as micro e pequenas empresas menos competitivas, além de aumentar a informalidade e impactar negativamente o mercado de trabalho.
“Se não houver atenção a esses pontos, o país poderá enfrentar uma retração no número de empreendimentos formais e na geração de empregos, prejudicando o desenvolvimento econômico como um todo”, argumentou o senador.
Alfredo Cotait Neto destacou que os pequenos empresários querem permanecer no Simples e defendem a preservação de suas características essenciais. “O Simples Nacional é um modelo eficiente e acessível, e qualquer mudança deve garantir a sustentabilidade das micro e pequenas empresas”, afirmou.
Nelsinho Trad reforçou o compromisso de trabalhar para que a regulamentação da reforma tributária contemple o fortalecimento do Simples Nacional. “Defender os pequenos negócios é defender a economia brasileira. O Simples é um bem para todos”, concluiu o senador.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Os candidatos querem surfar no conservadorismo
Leia Mais
Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com presidente da Câmara sobre processo de cassação
Leia Mais
PRF inicia Operação Semana Santa e Tiradentes 2025 com reforço nas rodovias federais
Leia Mais
Banco pode descontar dívida de consignado CLT de conta-corrente ou investimentos, mesmo após demissão
Municípios