JUSTIÇA
Acusados de matar Marielle Franco vão a julgamento nesta quarta-feira no Rio de Janeiro
MP pede pena máxima de 84 anos para Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz
30/10/2024
07:25
NAOM
DA REDAÇÃO
O Tribunal do Júri do Rio de Janeiro começa nesta quarta-feira (30) o julgamento de Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz, acusados do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, ocorrido em 2018. O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) busca a condenação máxima, de 84 anos de prisão, pelos crimes de duplo homicídio triplamente qualificado, tentativa de homicídio e receptação do carro usado no atentado.
Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz foram denunciados pelo Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do MPRJ. Lessa é acusado de ser o autor dos disparos que mataram Marielle e Anderson, enquanto Élcio foi o motorista do veículo usado na execução. Ambos foram presos em março de 2019, em uma operação conjunta do Ministério Público e da Polícia Civil.
Foram selecionadas 21 pessoas para o Tribunal do Júri, das quais sete serão sorteadas para compor o júri efetivo. Durante o julgamento, os jurados permanecerão incomunicáveis e dormirão nas dependências restritas do Tribunal de Justiça do Rio.
O MPRJ pretende ouvir sete testemunhas, incluindo a jornalista Fernanda Chaves, assessora de Marielle e única sobrevivente do atentado. Fernanda estava no carro no momento do crime e deverá oferecer um relato crucial durante o julgamento.
O processo conta com mais de 13 mil páginas de documentos. Os réus serão ouvidos por videoconferência: Ronnie Lessa está preso em São Paulo, enquanto Élcio de Queiroz se encontra em Brasília.
Ambos os acusados confessaram envolvimento no crime e realizaram delações premiadas com a Polícia Federal. Lessa admitiu ser o atirador, enquanto Élcio confessou ser o motorista do carro usado no atentado.
Segundo Lessa, o crime foi cometido sob o comando dos irmãos Chiquinho Brazão, deputado federal, e Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, ambos negando qualquer envolvimento no caso.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Governador Eduardo Riedel destaca parceria com Assembleia Legislativa e planeja investimentos para 2025
Leia Mais
TCE-MS define recesso e plantão para fim de ano com serviços essenciais mantidos
Leia Mais
Exposição "Evolução, um Olhar na Arte" destaca talento local na Biblioteca Municipal Rosário Congro
Leia Mais
Carlão discute políticas culturais com coordenadora do Comitê de Cultura de MS
Municípios