ÔNIBUS VERDE
Capital começa a testar ‘ônibus verde’ movido 100% a gás e com ar-condicionado
Iniciativa visa reduzir emissões de poluentes e melhorar o conforto dos usuários
29/10/2024
14:40
CGN
DA REDAÇÃO
Veículo verde com ar-condicionado é movido a GNV e já circula pela Capital (Foto: PMCG)
Campo Grande começou a testar, nesta semana, o novo ‘ônibus verde’, movido 100% a Gás Natural Veicular (GNV), fruto de uma parceria entre a prefeitura, o governo do Estado e a MSGás. O objetivo é promover um transporte público mais sustentável, substituindo o diesel pelo GNV.
O protótipo está operando na linha 082 - Aero Rancho - Shopping, escolhida pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) por contar com terminais e vias adequadas para o transporte coletivo. O novo modelo, da fabricante Scania (K 280 IB 4x2), comporta 44 passageiros, incluindo pessoas com deficiência, e é equipado com ar-condicionado e câmbio automático, garantindo mais conforto e um ambiente mais silencioso.
Durante o período de teste, serão avaliados indicadores de eficiência e a viabilidade do GNV como alternativa ao diesel, considerando as distâncias, clima e condições do terreno de Campo Grande. O ônibus será monitorado em diferentes rotas, e especialistas irão analisar dados de desempenho para determinar sua viabilidade econômica, técnica e ambiental.
A prefeita Adriane Lopes (PP) destacou a importância do projeto: “Ao iniciarmos os testes do ônibus movido a gás natural, estamos dando um passo significativo em direção à inovação e sustentabilidade no transporte público de Campo Grande”.
A CEO da MSGás, Cristiane Schmidt, ressaltou que o novo ônibus pode reduzir em até 90% a emissão de gases de efeito estufa na cidade, alinhando-se à política do governador Eduardo Riedel de tornar Mato Grosso do Sul um Estado carbono zero até 2030.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Trump oficializa tarifa global e impõe 50% ao Brasil, maior atingido entre dezenas de países
Leia Mais
Eleições 2022 não acabaram, de 2026 começaram!
Leia Mais
Parlamentares dos EUA tentam barrar tarifaço de Trump após visita de senadores brasileiros
Leia Mais
Aliado de Putin ameaça com “Mão Morta” nuclear após declaração de Trump sobre guerra e tarifas
Municípios