SAÚDE
Bioparque Pantanal sedia seminário sobre saúde mental e trabalho nesta quinta-feira
Evento reúne especialistas para discutir a importância do bem-estar mental no ambiente de trabalho e os desafios da promoção da saúde dos trabalhadores.
16/10/2024
19:20
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Nesta quinta-feira (17), o Bioparque Pantanal, em Campo Grande, será palco de um seminário dedicado à Saúde Mental e Trabalho, reunindo especialistas e profissionais da área para discutir temas relevantes sobre o bem-estar mental no ambiente profissional. A programação do evento começa às 7h30 e se estende até 17h, com uma série de palestras e debates sobre os desafios e as perspectivas de uma atuação mais saudável nas relações de trabalho.
O seminário aborda a evolução e as perspectivas da Renast (Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador), explorando o papel dos Sesmt (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) na vigilância e proteção dos trabalhadores expostos a fatores psicossociais. Além disso, os palestrantes debaterão os desafios da construção de uma abordagem coletiva e transdisciplinar no enfrentamento das questões de saúde mental no ambiente laboral.
Outros temas de destaque incluem a Síndrome de Burnout, os impactos do sofrimento psíquico no desempenho profissional e as dificuldades enfrentadas pelas organizações na promoção de um ambiente de trabalho que valorize a saúde mental dos colaboradores. O assédio moral e suas consequências também serão abordados, enfatizando a necessidade de um ambiente mais respeitoso e acolhedor para todos os trabalhadores.
Evolução e Perspectivas da RENAST – Roque Manoel Perusso Veiga, Consultor Técnico da Coordenadoria-Geral de Saúde do Trabalhador (CGSAT)/DVSTA/SVS/MS.
A função dos SESMT na Vigilância em Saúde dos Trabalhadores expostos a fatores psicossociais no trabalho – Dra. Marcia Bandini, Departamento de Saúde Coletiva da UNICAMP.
Saúde Mental e Trabalho: desafios para uma atuação coletiva e transdisciplinar – Prof. Dr. Maelison Silva Neves, Psicólogo e docente do Departamento de Saúde Coletiva da UFMT.
Intervalo: 11h30 às 13h00
Síndrome de Burnout: uma doença ocupacional da contemporaneidade – Dra. Liliana A. M. Guimarães, Psicóloga, pós-doutora em Saúde Mental pela UNICAMP e em Medicina do Estresse pelo Instituto Karolinska, Estocolmo.
Sofrimento psíquico no trabalho e os desafios organizacionais para a promoção da saúde mental – Dra. Vanessa Catherina Neumann Figueiredo, Professora Doutora em Saúde Coletiva – UFMS – Campus Pantanal.
Assédio Moral no trabalho – Dra. Cândice Gabriela Arosio, Procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em MS.
O seminário busca fortalecer as práticas de prevenção e promoção da saúde mental no ambiente de trabalho, conscientizando sobre os impactos do estresse, das pressões organizacionais e da necessidade de um suporte adequado para os trabalhadores. A ação é uma oportunidade para gestores, profissionais de saúde e demais interessados compartilharem conhecimento e discutirem soluções para melhorar as condições de trabalho em Mato Grosso do Sul.
A participação no evento é aberta a todos os interessados, e as discussões pretendem contribuir para uma visão mais ampla e inclusiva sobre o papel das instituições e das empresas na construção de ambientes mais saudáveis e produtivos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Deputado Junior Mochi propõe melhorias em segurança e infraestrutura viária em municípios de MS
Leia Mais
Gleice Jane critica ação da PM em despejo do MST e cobra explicações do governo de MS
Leia Mais
CCR MSVia realiza obras na BR-163/MS com sistema ‘pare e siga’ em diversos trechos
Leia Mais
União Brasil e PP formalizam federação e prometem protagonismo nas eleições de 2026
Municípios