POLÍTICA
Projeto de Lucas de Lima para conscientização do ceratocone é aprovado em 2ª votação
Aprovado pela Assembleia Legislativa de MS, programa busca prevenir e diagnosticar precocemente a doença ocular que pode levar à cegueira; iniciativa aguarda sanção do governador.
16/10/2024
16:45
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Foi aprovado, na manhã desta quarta-feira (16), em 2ª votação, o Projeto de Lei 138/2024, de autoria do deputado Lucas de Lima (Sem Partido). A proposta institui o Programa de Ações Preventivas de Conscientização ao Ceratocone em Mato Grosso do Sul, com foco em ações preventivas, conscientização da população e promoção da prevenção dessa doença genética, que pode levar à cegueira se não tratada adequadamente.
O Programa de Ações Preventivas de Conscientização ao Ceratocone tem como metas:
A lei prevê que o Poder Público desenvolva campanhas educativas em parceria com entidades privadas e civis para divulgar informações sobre o ceratocone. A proposta inclui a produção de materiais educativos como cartazes e vídeos, além de destacar a importância da higiene ocular, especialmente para crianças e pessoas com síndrome de Down, que têm maior vulnerabilidade à doença.
O projeto também visa promover campanhas de doação de córneas, garantindo a disponibilidade de órgãos para transplantes, essenciais em casos de ceratocone avançado.
O ceratocone é uma doença que afeta a córnea, tornando-a mais fina e deformada, o que leva à perda progressiva da visão. Em seus estágios iniciais, pode ser tratado com óculos e lentes de contato, mas a ausência de diagnósticos oftalmológicos regulares permite que a doença avance, muitas vezes tornando necessário um transplante de córnea.
Segundo especialistas como o Dr. Leôncio de Souza Queiroz Neto, do Banco de Olhos de Campinas, a doença é mais comum entre jovens de 17 a 36 anos e pode progredir rapidamente, comprometendo a visão em pouco tempo. A falta de acesso a exames e tratamentos agrava a situação, especialmente entre a população jovem.
O tratamento do ceratocone varia de acordo com a gravidade da doença, podendo incluir o uso de óculos, lentes de contato, e, em casos mais severos, cirurgias a laser e transplantes de córnea. O projeto de lei de Lucas de Lima visa garantir que o Sistema Único de Saúde (SUS) ofereça acesso a diagnósticos e tratamentos adequados para pacientes com ceratocone, assegurando a manutenção da visão e da qualidade de vida.
Agora, após aprovação na Assembleia Legislativa, o projeto segue para a sanção do governador, etapa final para que a proposta se torne lei e passe a ser implementada em todo o estado.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
STF mantém restrições e Bolsonaro vê viagem aos EUA negada novamente
Leia Mais
Haddad reitera que não será candidato nas eleições de 2026
Leia Mais
Em MS, 4,8 mil vagas são oferecidas no Sisu
Leia Mais
Após governador de SC dizer que Bolsonaro e Valdemar conversam com frequência, Moraes ordena depoimento
Municípios