CURIOSIDADES
Você sabia que o alho pode ajudar a combater o câncer?
10/10/2024
16:55
ANA KARLA SOUZA
O alho (Allium sativum) é um dos alimentos mais poderosos quando o assunto é saúde, trazendo benefícios que vão desde a proteção do coração até a redução do colesterol e controle da pressão arterial. Além de suas propriedades bem conhecidas, o consumo regular de alho pode contribuir no combate ao câncer, de acordo com diversos estudos.
Especialistas em nutrição afirmam que tanto o alho quanto a cebola possuem compostos bioativos que desempenham um papel significativo na prevenção e combate a alguns tipos de câncer, como os de ovário, rins, laringe e mama. Esses compostos têm efeitos anticâncer, ajudando a impedir o crescimento de células cancerígenas. Esse benefício é potencializado quando o alho é incorporado a uma alimentação balanceada, que combina diferentes alimentos para fortalecer o sistema imunológico e melhorar o metabolismo.
O alho é amplamente conhecido por seu papel na redução do colesterol e na regulação da pressão sanguínea, o que contribui para a proteção do sistema cardiovascular. Suas propriedades anti-infecciosas o tornam eficaz contra diversos fungos, bactérias e vírus, ajudando a proteger o organismo de infecções. Entre as bactérias mais sensíveis ao extrato de alho estão a Staphylococcus aureus (causadora de infecções de pele), a Escherichia coli (principal causadora de infecção urinária) e a Klebsiella pneumoniae (responsável por infecções respiratórias). O alho também apresenta eficácia contra o fungo Candida albicans, que causa a candidíase.
Desde a Antiguidade, o alho é utilizado como remédio, com registros de seu uso no Antigo Egito e na Idade Média para tratar problemas do coração e da circulação sanguínea. Naquela época, o valor do alho era tão grande que ele era usado até como moeda de troca. Por exemplo, 7 kg de alho podiam comprar um escravo no Egito, e os siberianos usavam o alimento para pagar impostos.
O bulbo do alho (a popular cabeça de alho) é composto por folhas em forma de escamas, conhecidas como dentes de alho, que são comestíveis e usadas de diversas formas na culinária e na medicina natural. O alho é uma excelente fonte de vitaminas A, B e C, além de conter minerais como ferro, silício e iodo. Ele tem um efeito anti-hipertensivo e anticolesterolêmico, sendo recomendado para quem precisa tratar a hipertensão e reduzir os níveis de colesterol.
Embora o consumo de alho em sua forma natural (como em chás e na alimentação) seja seguro e benéfico, o uso de suplementos de alho em cápsulas deve ser feito apenas sob orientação médica. Isso porque a dosagem precisa ser adequada às necessidades individuais de cada pessoa, evitando possíveis efeitos adversos.
A inclusão regular de alho na dieta, aliado a uma alimentação equilibrada, pode trazer grandes benefícios para a saúde e ajudar a proteger o organismo contra doenças graves, como alguns tipos de câncer. Além disso, o alho é um poderoso aliado na prevenção de infecções e na manutenção de uma boa saúde cardiovascular, tornando-o um alimento essencial para quem busca um estilo de vida mais saudável.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula propõe governança multilateral para inteligência artificial em discurso no Fórum do Brics
Leia Mais
Com apoio de Lula, Edinho Silva desponta como favorito para presidir o PT
Leia Mais
Filho diz que matou a mãe em Glória de Dourados após ser impedido de sair para comprar drogas
Leia Mais
Assinatura digital pelo Gov.br cresce 92% e facilita burocracias, mas exige atenção com segurança
Municípios