ELEIÇÕES 2024
Candidato precisa de pelo menos 2,5 mil votos para ser eleito vereador em Campo Grande
PDT estima 12 mil votos para ex-prefeito ser o mais votado
30/09/2024
13:35
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Para garantir uma vaga na Câmara Municipal de Campo Grande nas eleições de 2024, os candidatos a vereador precisarão obter, em média, 2,5 mil votos, segundo a estimativa dos partidos. Esse número é um pouco menor do que o registrado nas últimas eleições, quando o último eleito, Roberto Santana (Republicanos), precisou de 3.498 votos.
O cálculo para determinar quantos candidatos de cada partido serão eleitos não depende apenas da quantidade de votos individuais, mas também do quociente eleitoral e do quociente partidário. Essas regras tornam o processo mais complexo, mas os partidos já têm as estimativas baseadas em eleições passadas.
O MDB, segundo seu presidente, vereador Jamal Salem, prevê eleger quatro vereadores com candidatos capazes de atingir entre 2,5 mil e 4 mil votos. O partido aposta também nos votos de legenda, que ajudam a eleger mais candidatos sem depender exclusivamente dos votos individuais.
A federação PSDB/Cidadania, que inclui PL, Solidariedade, PSD, PSB, Republicanos e Podemos, acredita que poderá eleger entre 18 a 20 vereadores, o que corresponderia a mais da metade das 29 cadeiras disponíveis. O PSDB, em particular, prevê que cada candidato precisará de aproximadamente 3,3 mil votos, mas aqueles considerados "puxadores de votos" deverão alcançar entre 4,5 mil a 4,8 mil votos.
O União Brasil, liderado pelo vereador Alírio Villasanti, espera eleger quatro vereadores, com os 30 candidatos somando 60 mil votos no total. O próprio Villasanti pretende fazer entre 2,5 mil e 3,5 mil votos.
No PDT, o presidente municipal Sérgio Murilo estima que os candidatos precisarão de 2,5 mil votos para garantir duas ou três cadeiras. O "puxador de votos" do partido é o ex-prefeito Marquinhos Trad, que, segundo estimativas, poderá fazer 12 mil votos.
Nas eleições de 2020, o vereador mais votado foi Tiago Vargas (PSD), com 6.202 votos, enquanto, em 2016, André Salineiro (PSDB) liderou com 8.776 votos. Já em 2012, o recorde foi do ex-governador Zeca do PT, que obteve 13.010 votos.
Clique AQUI e siga JE no Instagram para mais atualizações.
#jornaldoestadoms
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Semana começa com sol e baixa umidade em MS: temperaturas sobem e chuva segue afastada
Leia Mais
Celso Abrantes é eleito prefeito de Bandeirantes (MS) com 53,9% dos votos válidos
Leia Mais
IBGE prorroga inscrições para estágio com 11 vagas em Campo Grande
Leia Mais
Zambelli quer acareação com Delgatti, mas só aceita se for por videoconferência
Municípios