POLÍTICA
MS solicita prorrogação de dívidas e "Pronaf Estiagem" em reunião com ministros
Encontro discute estratégias para apoiar produtores rurais prejudicados por incêndios e seca no Mato Grosso do Sul
18/09/2024
17:01
CGN
DA REDAÇÃO
Governador Eduardo Riedel ao centro, ministro Paulo Teixeira à esquerda e ministro Wellington Dias à direita (Foto: Osmar Daniel) - CREDITO: CGovernador Eduardo Riedel ao centro, ministro Paulo Teixeira à esquerda e ministro Wellington Dias à direita (Foto: Osmar Daniel)
Durante uma reunião na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), realizada na tarde desta quarta-feira (18), o governo do Estado apresentou ao Governo Federal pedidos de prorrogação de dívidas e um repasse extra através do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), visando ajudar os produtores rurais afetados pelos incêndios e estiagem no estado. O encontro contou com a presença do governador Eduardo Riedel (PSDB), além de representantes de órgãos como Incra, Funasa, Ibama, Funai e secretarias estaduais.
A reunião, que inicialmente contava com a participação de quatro ministros, teve a presença dos ministros Wellington Dias, do Desenvolvimento e Assistência Social, e Paulo Teixeira, do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar.
Com o lançamento do Plano Safra na última segunda-feira (16), que destinou R$ 500 milhões aos produtores rurais como crédito no Pronaf, o Estado solicitou um fomento adicional de R$ 4,6 milhões para auxiliar na recuperação das perdas causadas pelos incêndios, como a reposição de estruturas e alimentação do gado.
O secretário estadual Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), destacou a necessidade de prorrogar os prazos de quitação dos créditos concedidos em 2023, já que a produção não atingiu o valor esperado devido às adversidades climáticas.
“Estamos propondo aos ministros a criação de um 'Pronaf Estiagem', voltado para os produtores afetados, permitindo a prorrogação de suas dívidas e oferecendo novos financiamentos para recuperar pastagens, cercas e fornecer alimentação para o gado”, explicou Verruck.
O ministro Wellington Dias reconheceu a gravidade da situação e afirmou que o governo federal está adotando medidas emergenciais para apoiar as regiões mais afetadas, incluindo o Centro-Oeste e a Amazônia. Segundo ele, as ações estão sendo implementadas com respaldo do Supremo Tribunal Federal (STF), o que permitirá que sejam atendidas emergencialmente, apesar dos limites fiscais.
“Nossa prioridade é garantir que não haja interrupção no atendimento, e para isso vamos trabalhar em ações que vão além dos limites fiscais, abrangendo o Centro-Oeste, Amazônia, Sul e outras regiões que estão em situação crítica”, afirmou o ministro.
Por sua vez, o ministro Paulo Teixeira destacou que o governo estuda a possibilidade de ampliar o Pronaf para os produtores já contemplados anteriormente, permitindo a reestruturação das propriedades afetadas pela seca e incêndios. “Estamos avaliando a possibilidade de conceder mais um Pronaf para que os assentados possam recuperar suas produções. Além disso, discutiremos com o governador como podemos fortalecer a assistência técnica e a extensão rural para esses agricultores”, declarou Teixeira.
O governador Eduardo Riedel reforçou que todos os esforços estão sendo feitos para solucionar os problemas causados pelos eventos climáticos extremos. “Nosso objetivo é estruturar ações de médio prazo para retomar a normalidade nas áreas atingidas pela seca e incêndios, garantindo que essas famílias possam voltar à normalidade o quanto antes”, concluiu Riedel.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Senado aprova prorrogação do prazo para regularização de 32 mil imóveis na fronteira de MS até 2030
Leia Mais
Após mais de uma década de reivindicações, Dourados terá sua própria Ceasa
Leia Mais
Estudantes de Direito organizam abaixo-assinado por oficialização da UEMS em Bataguassu e criação da 3ª turma do curso
Leia Mais
TCE-MS lança consulta pública digital para planejar próximos anos da instituição
Municípios