PANTANAL
"Ou cuidamos ou afundamos", alerta Lula sobre crise no Pantanal
Estudo revela que Pantanal é o bioma brasileiro que mais perdeu superfície de água em quase quatro décadas
13/09/2024
11:15
CGN
DA REDAÇÃO
©ARQUIVO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez um forte apelo sobre a urgência do combate às mudanças climáticas, mencionando a grave situação do Pantanal, o bioma brasileiro que mais perdeu superfície de água nos últimos 38 anos, de acordo com o estudo da organização MapBiomas. O alerta de Lula foi dado na última terça-feira (10), durante o anúncio da criação de uma Autoridade Climática e de um Comitê Técnico-Científico, em Manaus.
“A seca que o Pantanal enfrenta é a maior dos últimos 73 anos. Se não agirmos agora, como seres humanos, para cuidar do solo e da água, corremos o risco de afundar,” declarou o presidente em entrevista à Rádio Norte FM.
O estudo apresentado em junho deste ano pelo MapBiomas concluiu que o Pantanal perdeu 61% de sua superfície de água em 2023, comparado à média histórica desde 1985. O bioma tem passado menos tempo debaixo d'água, um fenômeno que vem se intensificando desde os anos 2000, com a redução das chuvas no planalto. A seca histórica está claramente visível, com rios secando e áreas que antes eram inundadas agora completamente secas.
Imagens impressionantes da região ilustram o problema: no Parque Marina Gatass, que faz fronteira com a Bolívia, a escadaria que levava ao rio em 2014 está agora inutilizada, e o Porto Geral em Corumbá está cercado por bancos de areia onde antes havia água.
Além da seca, o Pantanal tem sofrido com incêndios florestais. Dados do Monitor do Fogo, também do MapBiomas, revelam que os incêndios aumentaram 249% nos primeiros oito meses deste ano, comparado à média dos cinco anos anteriores. Só em agosto, 648 mil hectares foram queimados, a maior área já registrada para o mês.
O Supremo Tribunal Federal (STF) já havia solicitado ao governo, em março deste ano, a elaboração de um plano de prevenção contra incêndios, alertando sobre os riscos ambientais. Mesmo com alertas, o Pantanal continua a ser uma das regiões mais impactadas pelo fogo e pela seca prolongada.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula celebra encontro com Trump: “Aquilo que parecia impossível se tornou possível”
Leia Mais
Senado aprova isenção do IR para salários de até R$ 5 mil
Leia Mais
Lula chama PEC da Blindagem de “vergonha nacional” após arquivamento no Senado
Leia Mais
Nelsinho Trad homenageia prefeito de Ribas do Rio Pardo por projeto “Líderes do Amanhã”
Municípios