CLIMA
Campo Grande amanhece coberta por fumaça de queimadas
Capital enfrenta forte poluição e calor intenso; previsão de frente fria em algumas regiões do Estado
05/09/2024
06:00
INMET/CEMTEC
DA REDAÇÃO
Campo Grande amanheceu nesta quinta-feira envolta em uma densa camada de fumaça provocada pelas queimadas que vêm assolando várias regiões do Mato Grosso do Sul. A situação, já preocupante pela poluição do ar, é agravada pela ausência de previsão de chuva, tanto para hoje quanto para os próximos dias, o que impede a dissipação da fumaça.
Mesmo com a baixa visibilidade causada pela fumaça, o Aeroporto Internacional de Campo Grande opera normalmente nesta manhã, conforme informado pela concessionária Aena.
De acordo com dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), entre quarta e quinta-feira, o estado registrou 124 novos focos de queimadas, intensificando os impactos ambientais e a qualidade do ar na região.
A manhã de hoje começou com 20ºC em Campo Grande, com previsão de elevação das temperaturas para até 31ºC durante o dia. O calor deve se intensificar nos próximos dias, com máximas de 36ºC na sexta-feira e até 38ºC durante o fim de semana. Enquanto isso, outras partes do Estado podem enfrentar mudanças climáticas com a chegada de uma frente fria.
Regiões ao sul, sudeste e sudoeste do Mato Grosso do Sul devem sentir uma queda acentuada nas temperaturas já a partir de hoje. Ponta Porã, no sul do estado, registrou 14ºC nesta manhã, e municípios como Dourados e Ponta Porã têm previsão de máximas de 25ºC e 27ºC, respectivamente. A frente fria, no entanto, deverá passar rapidamente, com temperaturas voltando a subir no fim de semana.
Na região pantaneira, Porto Murtinho, Corumbá e Aquidauana registram temperaturas variando entre 27ºC e 32ºC, enquanto em Coxim, ao norte, a máxima é de 37ºC. No leste do estado, municípios como Paranaíba, Costa Rica e Três Lagoas devem atingir 37ºC.
As regiões de fronteira com o Paraguai, em particular, devem experimentar uma queda brusca de temperatura na sexta-feira, com mínimas de até 10ºC. No entanto, essa frente fria será breve, e o calor deve retornar no final de semana, conforme informações do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).
O aumento das queimadas e a ausência de chuvas continuam sendo motivos de preocupação para o estado, que enfrenta uma das suas temporadas mais secas. Especialistas alertam para os riscos à saúde causados pela fumaça e os altos índices de poluição atmosférica, especialmente para pessoas com problemas respiratórios.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
“Careca do INSS” deve depor nesta quinta-feira na CPMI sobre fraudes em aposentadorias
Leia Mais
Sicredi anuncia união estratégica para fortalecer cooperativismo de crédito em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Bolsonaro foi alertado sobre fraudes no INSS ainda na transição de governo, dizem peritos
Leia Mais
TCE-MS lança consulta pública para definir áreas de fiscalização em 2026
Municípios