Política
Lula chama PEC da Blindagem de “vergonha nacional” após arquivamento no Senado
Presidente afirmou que proposta foi provocativa e enviou péssimo sinal à sociedade; Alcolumbre determinou arquivamento definitivo
24/09/2025
19:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou nesta quarta-feira (24) a PEC da Blindagem como uma “vergonha nacional” e disse que a proposta teve o “destino que mereceu” ao ser arquivada no Senado. O texto previa que deputados e senadores só poderiam ser processados criminalmente com autorização prévia das respectivas Casas Legislativas e ampliava o foro privilegiado para presidentes de partidos.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) rejeitou a PEC por unanimidade (26 a 0), considerando-a inconstitucional. Em seguida, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), determinou o arquivamento definitivo, sem envio ao plenário.
Durante entrevista em Nova York, onde participa da Assembleia Geral da ONU, Lula disse que a votação foi um equívoco histórico:
“Era previsível que isso acontecesse. O que eu acho equívoco histórico foi colocar aquela PEC em votação. Desnecessária, provocativa e passou um sinal péssimo para a sociedade brasileira.”
O presidente reforçou que ninguém deve ter proteção especial além da lei:
“O único jeito das pessoas serem protegidas é não fazerem coisas erradas. Você não pode querer uma proteção que a sociedade não tem. Você tá com medo do quê?”
A proposta, já aprovada pela Câmara dos Deputados, foi alvo de manifestações populares em todas as capitais brasileiras no último domingo (21), que também protestaram contra a chamada PEC da Anistia, voltada para beneficiar condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
Alcolumbre encerrou o assunto ao anunciar o arquivamento:
“Esta presidência, com amparo regimental claríssimo, determina o seu arquivamento sem deliberação de Plenário.”
Com o arquivamento, a PEC da Blindagem não deverá voltar à pauta do Congresso, encerrando uma das propostas mais contestadas do Legislativo neste ano.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula celebra encontro com Trump: “Aquilo que parecia impossível se tornou possível”
Leia Mais
Senado aprova isenção do IR para salários de até R$ 5 mil
Leia Mais
Nelsinho Trad homenageia prefeito de Ribas do Rio Pardo por projeto “Líderes do Amanhã”
Leia Mais
Zeca do PT solicita pavimentação de estrada de acesso ao PA Nioaque
Municípios