CLIMA
Nova onda de calor deve atingir Mato Grosso do Sul no início de setembro
Meteorologistas alertam para intensificação da seca e temperaturas extremas que podem durar até duas semanas
29/08/2024
18:15
INMET/CEMTEC
DA REDAÇÃO
©REPRODUÇÃO
Mato Grosso do Sul, que recentemente enfrentou uma semana de temperaturas elevadas, deverá ser atingido por uma nova onda de calor no início de setembro, considerada ainda mais intensa que as anteriores. A previsão meteorológica indica que a secura será severa, com a umidade relativa do ar podendo cair para cerca de 10%.
De acordo com o Climatempo, ondas de calor são comuns nesta época do ano, mas têm se tornado mais intensas, precoces e prolongadas nos últimos anos. A nova onda de calor pode persistir por quase duas semanas, agravando as condições climáticas na região.
O sistema meteorológico também prevê que a reta final do inverno será marcada por temperaturas elevadas não apenas em Mato Grosso do Sul, mas em todo o país. As chuvas, que poderiam trazer algum alívio, são esperadas apenas para a metade de setembro ou início de outubro, o que pode agravar ainda mais a seca e aumentar o risco de incêndios florestais.
"Os modelos meteorológicos indicam que desta vez o período de calor pode ser maior; em algumas áreas, o calor pode persistir até meados da segunda quinzena do mês", explica o Climatempo. A umidade do ar poderá atingir níveis de emergência, abaixo de 12%, em diversas cidades do sul de Mato Grosso, interior de São Paulo, Triângulo Mineiro, centro-norte e nordeste de Mato Grosso do Sul, e sul de Goiás.
"Esta pode ser a onda de calor mais forte do ano, superando as que ocorreram em março/abril e maio, tanto em duração quanto em intensidade das temperaturas. Os limiares de calor podem ser ultrapassados em muitas cidades, principalmente no interior do país", acrescenta o Climatempo.
Quanto a possíveis mudanças climáticas, como a chegada de uma frente fria, setembro deverá permanecer majoritariamente isento dessas variações. A previsão é de que a primeira onda de frio só avance por volta do dia 19 de setembro, quando as temperaturas poderão cair significativamente em alguns estados.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Gerson Claro recebe título de Cidadão Aparecidense em sessão solene da Câmara de Aparecida do Taboado
Leia Mais
“Careca do INSS” deve depor nesta quinta-feira na CPMI sobre fraudes em aposentadorias
Leia Mais
Sicredi anuncia união estratégica para fortalecer cooperativismo de crédito em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Bolsonaro foi alertado sobre fraudes no INSS ainda na transição de governo, dizem peritos
Municípios