POLÍTICA
Número de prefeitos de capitais que buscam reeleição sobe de 13 para 20 em 2024
19/08/2024
11:00
IA
©DIVULGAÇÃO
A quantidade de prefeitos de capitais que buscam reeleição nas eleições municipais de 2024 aumentou de 13 em 2020 para 20. Esse aumento é parcialmente explicado pelo fato de que em quatro capitais, prefeitos que estavam em seu segundo mandato saíram durante a gestão e foram substituídos pelos vices, que agora podem tentar a reeleição.
Aqui estão os detalhes das trocas:
Em Goiânia, Maguito Vilela (MDB), que havia assumido o cargo, faleceu em 13 de janeiro de 2021 devido a complicações da Covid-19, e seu vice, Rogério Cruz (Solidariedade), assumiu, mas isso não impacta o número de reeleições, pois Maguito estava em seu primeiro mandato.
Além desses cinco casos, há mais 15 prefeitos eleitos em 2020 que também estão concorrendo à reeleição.
A eleição municipal está agendada para 6 de outubro de 2024, com um possível segundo turno em 27 de outubro. É importante notar que Brasília não realizará eleições municipais em 2024, que estão previstas para 2026, junto com as eleições para governadores.
A tendência de aumento no número de candidatos à reeleição a cada oito anos é uma característica observada em eleições municipais. Especialistas apontam que prefeitos em exercício geralmente têm boas chances de reeleição, o que pode explicar a alta taxa de candidatos buscando um novo mandato. Em 2020, 13 prefeitos tentaram a reeleição, e 10 foram reeleitos. Em 2016, 20 prefeitos tentaram a reeleição, e 15 foram bem-sucedidos. IA
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Concurso da Sanesul para PCDs encerra inscrições com quatro vagas para assistente administrativo
Leia Mais
Terceiro homem morto em confronto durante jogo de futebol na fronteira
Leia Mais
Brasileiros nos EUA adotam rotinas inusitadas para economizar com moradia e alimentação
Leia Mais
Mudanças após revogação da norma de monitoramento financeiro pela Receita Federal
Municípios