SEMINÁRIO
Especialistas debatem futuro da insolvência empresarial durante Seminário em Campo Grande
Evento no TJMS contou com a presença do Ministro do STJ Paulo Dias de Moura Ribeiro e de autoridades do judiciário sul-mato-grossense
16/08/2024
13:53
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Os desafios e o futuro da recuperação judicial no Brasil, bem como as práticas e tendências emergentes no âmbito da insolvência empresarial, foram temas do 1º Seminário de Insolvência Empresarial em Mato Grosso do Sul. O evento, realizado em Campo Grande na quinta-feira (15), no Plenário do TJMS, foi fruto da parceria entre o IBAJUD – Instituto Brasileiro da Insolvência e o Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS). O encontro reuniu um seleto grupo de especialistas, acadêmicos e profissionais de destaque no Direito Empresarial e Falimentar.
O seminário foi prestigiado com uma aula magna proferida pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo Dias de Moura Ribeiro, abrindo o painel que tratou das perspectivas futuras sobre a insolvência. O evento contou com a participação de diversas autoridades jurídicas do estado, como os juízes José Henrique Neiva (Campo Grande), Márcio Rogério Alves (Três Lagoas) e César de Souza Lima (Dourados), além do promotor Ronaldo Vieira Francisco, do Ministério Público Estadual de Mato Grosso Sul (MPMS). Os participantes também tiveram a oportunidade de assistir a uma aula ministrada pelo renomado jurista Newton de Lucca, professor titular da Faculdade de Direito da USP.
Foram apresentados quatro painéis, com os temas: desafios da recuperação judicial do produtor rural na visão dos advogados; passado, presente e futuro da insolvência na ótica da experiência; presente e futuro da recuperação judicial do produtor rural na visão de advogados; e a recuperação judicial do produtor rural na ótica multidisciplinar.
“Este evento não é apenas um marco para o Poder Judiciário, mas também para todos os profissionais que dedicam suas carreiras ao Direito Empresarial e à recuperação de empresas em nosso Estado. Neste seminário nós temos a oportunidade de nos reunirmos para aprofundar nosso entendimento sobre o tema que é de vital importância para a sustentabilidade dos negócios e para o desenvolvimento do nosso Estado”, disse o diretor da Ejud-MS, desembargador Odemilson Roberto Castro Fassa.
Durante a abertura do seminário, Breno Miranda, presidente do IBAJUD, ressaltou a missão da entidade em promover o diálogo sobre insolvência e reestruturação empresarial no Brasil, e o profundo carinho que nutre pelo Mato Grosso do Sul. "Estar aqui, neste gigante estado irmão, berço de tantas afinidades culturais e memórias afetivas para mim e para minha família, ganha um sentimento especial. Filho de mãe corumbaense e pai murtinhense, cresci aprendendo a amar e admirar este estado do Pantanal, tanto pelo esplendor da sua natureza e cultura, como também pela força do seu povo e pujança desta terra e da sua produção, como um dos maiores rebanhos bovinos do país e que também possui uma das maiores reservas de ferro e manganês do mundo", disse Miranda.
O seminário
O 1º Seminário de Insolvência Empresarial é uma iniciativa do IBAJUD – Instituto Brasileiro da Insolvência, que reúne renomados especialistas, acadêmicos e profissionais da área para um diálogo produtivo sobre o setor. Planejado para ocorrer em diversas regiões do Brasil, em parceria com os tribunais regionais, o evento tem como objetivo promover a troca de conhecimentos e discutir as últimas tendências e práticas emergentes da recuperação e falência corporativa em todo o país.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Anitta trava disputa judicial contra farmacêutica por uso de nome em cosméticos
Leia Mais
Justiça condena deputado Nikolas Ferreira por discurso transfóbico na Câmara
Leia Mais
Mega-Sena acumula e próximo prêmio chega a R$ 11 milhões
Leia Mais
CBF nega camisa vermelha da Seleção Brasileira e afirma compromisso com estatuto
Municípios