Campo Grande (MS), Quarta-feira, 30 de Abril de 2025

SEMINÁRIO

Especialistas debatem futuro da insolvência empresarial durante Seminário em Campo Grande

Evento no TJMS contou com a presença do Ministro do STJ Paulo Dias de Moura Ribeiro e de autoridades do judiciário sul-mato-grossense

16/08/2024

13:53

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

Os desafios e o futuro da recuperação judicial no Brasil, bem como as práticas e tendências emergentes no âmbito da insolvência empresarial, foram temas do 1º Seminário de Insolvência Empresarial em Mato Grosso do Sul. O evento, realizado em Campo Grande na quinta-feira (15), no Plenário do TJMS, foi fruto da parceria entre o IBAJUD – Instituto Brasileiro da Insolvência e o Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS). O encontro reuniu um seleto grupo de especialistas, acadêmicos e profissionais de destaque no Direito Empresarial e Falimentar.

O seminário foi prestigiado com uma aula magna proferida pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Paulo Dias de Moura Ribeiro, abrindo o painel que tratou das perspectivas futuras sobre a insolvência. O evento contou com a participação de diversas autoridades jurídicas do estado, como os juízes José Henrique Neiva (Campo Grande), Márcio Rogério Alves (Três Lagoas) e César de Souza Lima (Dourados), além do promotor Ronaldo Vieira Francisco, do Ministério Público Estadual de Mato Grosso Sul (MPMS). Os participantes também tiveram a oportunidade de assistir a uma aula ministrada pelo renomado jurista Newton de Lucca, professor titular da Faculdade de Direito da USP.

Foram apresentados quatro painéis, com os temas: desafios da recuperação judicial do produtor rural na visão dos advogados; passado, presente e futuro da insolvência na ótica da experiência; presente e futuro da recuperação judicial do produtor rural na visão de advogados; e a recuperação judicial do produtor rural na ótica multidisciplinar.

“Este evento não é apenas um marco para o Poder Judiciário, mas também para todos os profissionais que dedicam suas carreiras ao Direito Empresarial e à recuperação de empresas em nosso Estado. Neste seminário nós temos a oportunidade de nos reunirmos para aprofundar nosso entendimento sobre o tema que é de vital importância para a sustentabilidade dos negócios e para o desenvolvimento do nosso Estado”, disse o diretor da Ejud-MS, desembargador Odemilson Roberto Castro Fassa.

Durante a abertura do seminário, Breno Miranda, presidente do IBAJUD, ressaltou a missão da entidade em promover o diálogo sobre insolvência e reestruturação empresarial no Brasil, e o profundo carinho que nutre pelo Mato Grosso do Sul. "Estar aqui, neste gigante estado irmão, berço de tantas afinidades culturais e memórias afetivas para mim e para minha família, ganha um sentimento especial. Filho de mãe corumbaense e pai murtinhense, cresci aprendendo a amar e admirar este estado do Pantanal, tanto pelo esplendor da sua natureza e cultura, como também pela força do seu povo e pujança desta terra e da sua produção, como um dos maiores rebanhos bovinos do país e que também possui uma das maiores reservas de ferro e manganês do mundo", disse Miranda.

O seminário

O 1º Seminário de Insolvência Empresarial é uma iniciativa do IBAJUD – Instituto Brasileiro da Insolvência, que reúne renomados especialistas, acadêmicos e profissionais da área para um diálogo produtivo sobre o setor. Planejado para ocorrer em diversas regiões do Brasil, em parceria com os tribunais regionais, o evento tem como objetivo promover a troca de conhecimentos e discutir as últimas tendências e práticas emergentes da recuperação e falência corporativa em todo o país.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: