JUSTIÇA ELEITORAL
Cartórios eleitorais ficarão abertos aos sábados, domingos e feriados
A medida está prevista no calendário e é feita devido às eleições municipais que acontecerão em outubro
16/08/2024
10:00
NATÁLIA OLLIVER
©DIVULGAÇÃO
A partir deste final de semana os cartórios eleitorais ficarão abertos aos sábados, domingos e feriados. A medida está prevista no calendário e é feita devido às eleições municipais, que acontecerão em outubro. Em Campo Grande, oito candidatos disputam pela prefeitura.
Entre os titulares das chapas, estão os deputados federais Beto Pereira (PSDB) e Camila Jara (PT); a ex-presidente da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste), Rose Modesto (União Brasil); a atual prefeita e candidata à reeleição, Adriane Lopes (PP), Luso Queiroz (PSOL), João Batista (PCO), Beto Figueiró (Novo) e Ubirajara Martins (Democracia Cristã).
O funcionamento dos cartórios eleitorais é estabelecido pela legislação e diretrizes do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Antes, durante o pleito, os prazos não poderiam ser prorrogados, mesmo que vencessem em dias não úteis.
Agora, a abertura dos cartórios em fins de semana e feriados assegura que todas as etapas do processo eleitoral, como registros de candidaturas, atualizações de dados, e outros procedimentos, sejam realizadas dentro dos prazos legais.
O prazo de registro na Justiça Eleitoral de pré-candidatos aos cargos de prefeito e vereador terminou nesta quinta-feira (15). O cadastro oficializa os nomes apresentados pelos partidos durante convenções e é um dos primeiros passos até as eleições municipais.
Na Câmara Municipal de Campo Grande, 480 concorrem às 29 cadeiras. O número chega a 17 interessados por vaga, segundo dados do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). Apesar de alto, o número de candidatos neste ano é menor que em 2020, quando foram 783 disputando 29 vagas.
Ainda na comparação, o total de candidatos a prefeito também foi reduzido: 16 inscritos, sendo 13 aptos nas urnas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Nova diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia endurece metas de colesterol e cria categoria de risco extremo
Leia Mais
Lula se reúne com Zelensky em NY, diz não ver saída militar e defende criação do “Clube da Paz”
Leia Mais
Roberto Hashioka propõe anel viário para desviar tráfego pesado do perímetro urbano de Aral Moreira
Leia Mais
Paulinho da Força admite que PL da Dosimetria reduzirá pena de Bolsonaro
Municípios