CURIOSIDADES
Você sabia que a onça tem a mordida mais forte do mundo?
Curiosidades sobre as onças pintadas
17/07/2024
16:00
ANA KARLA SOUZA
©DIVULGAÇÃO
A onça-pintada ou jaguar, também conhecida como onça-preta, é uma espécie de mamífero carnívoro da família dos felídeos encontrada nas Américas. É o terceiro maior felino do mundo, após o tigre e o leão, e o maior do continente americano. Pensando nisso, destacamos algumas curiosidades sobre a onça, veja:
1. CADA ONÇA É ÚNICA!
As rosetas, que são as manchas pretas espalhadas pelo corpo da onça, seguem combinações únicas. Ou seja, o padrão de manchas nunca será igual de uma onça para outra! Assim como a digital humana, que é capaz de identificar cada ser individualmente, as rosetas também nos ajudam a reconhecer cada uma das onças estudadas.
2. MORDIDA MAIS FORTE DO MUNDO!
Proporcionalmente, levando em conta seu peso e tamanho do crânio, a onça-pintada tem a mordida mais forte do mundo, ultrapassando felinos como o tigre e o leão! Sua mandíbula é tão forte, que é capaz de quebrar cascos de tartaruga.
3. ONÇA-PRETA
Ao contrário do que muitos pensam, a onça-preta não é uma espécie diferente, é apenas a onça-pintada com maior acúmulo de melanina. O que acontece é uma mutação genética que aumenta a quantidade de melanina na pele e pelos. Por isso elas também são conhecidas como “onças melânicas”. Se olharmos atentamente é possível ver as rosetas e pintas em seu corpo negro.
4. DIETA (DES)EQUILIBRADA
A onça segue uma dieta adotada pela maioria dos grandes felinos, conhecida como “feast or famine” (banquete ou fome). O animal fica até uma semana sem comer, mas pode devorar enormes quantidades de carne em um único dia!
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Nova tabela do Imposto de Renda 2025 entra em vigor com isenção para quem ganha até dois salários mínimos
Leia Mais
Igreja Católica reage à imagem de Trump vestido de papa: “Não zombe de nós”
Leia Mais
Bolsonaro recebe alta médica três semanas após cirurgia intestinal em Brasília
Leia Mais
Collor segue em prisão domiciliar humanitária com tornozeleira e autorização para receber familiares
Municípios