CÂMARA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE
Aprovado PL do vereador Carlão, tornando obrigatória a construção de banheiros públicos adaptados às necessidades dos ostomizadas
02/07/2024
14:15
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Durante a sessão ordinária desta terça-feira (02), da Câmara Municipal de Campo Grande, em que foram aprovados sete projetos, foi aprovado o Projeto de Lei Complementar 854/23, de autoria do vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), que acrescenta dispositivo sobre Banheiros Adaptados para Ostomizados ao capítulo IV do título II da lei n. 2.909/92, o Código de Polícia Administrativa. Segundo Carlão, trata-se de uma Lei inclusiva que garante mais acessibilidade aos Ostomizados.
“O projeto torna obrigatória a construção de sanitários adaptados às necessidades das pessoas ostomizadas, para o licenciamento de construções de instalações públicas e privadas de uso coletivo e de grande porte. Garantindo às pessoas ostomizadas, acessibilidade aos sanitários públicos e de uso público localizados, em órgãos públicos e espaços de uso público municipal, mediante a instalação de equipamentos adequados para suas práticas higiênicas e que atendam suas necessidades especiais”, explicou.
Carlão explicou que a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos (NUDEDH), instaurou o Processo Administrativo com o objetivo de apurar eventual falta de acessibilidade nos banheiros públicos da cidade, para pessoas ostomizadas. De acordo com a Defensoria, esta realidade de falta de banheiros adaptados, faz com que muitas pessoas ostomizadas hesitam em sair de suas casas e em ter uma vida social ativa, pois se preocupam em como esvaziar a sua bolsa coletora fora de suas residências.
“Recebi ofício assinado pelo Defensor Mateus Augusto Sutana e Silva e de pronto apresentei o PL. Pessoas ostomizadas, nesse caso colostomizados, íleostomizados e urostomizados, são aquelas submetidas a intervenção cirúrgica para construção no corpo de um caminho alternativo para comunicação com o exterior, visando a eliminação de fezes ou urina, sendo tal caminho denominado estoma. Em função dessa característica, as pessoas ostomizadas estão incluídas no rol das pessoas com deficiência, visando a sua inclusão social e a cidadania plena e efetiva. Cabe ressaltar que a construção de banheiros públicos adaptados para ostomizados, não exige nenhuma tecnologia especial e sua instalação é de baixíssimo custo”, justifica.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Resultados da Loteria: +Milionária pode pagar R$ 38,5 milhões em sorteios deste sábado
Leia Mais
Tiroteio em Campo de Futebol na Fronteira deixa três mortos e dois Feridos
Leia Mais
Reforma tributária zera impostos sobre cesta básica, mas preços podem ser influenciados por outros fatores
Leia Mais
Prédios abandonados no Jardim Santa Luzia serão revitalizados para geração de empregos
Municípios