BATAGUASSU
Incêndio de grande proporção atinge 3 propriedade rurais
01/07/2024
10:55
CENÁRIO MS
ELENIZE OLIVEIRA
©DIVULGAÇÃO
Um incêndio de grandes proporções devastou, ao menos, 3 propriedades rurais em Bataguassu e deixou a cidade imersa em uma densa fumaça durante a madrugada desta segunda-feira (1).
Não se sabe o que causou o início do incêndio que foi notado por proprietários rurais quando as chamas já estavam fora de controle.
A equipe de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros de Bataguassu foi acionada por volta das 21h do domingo e trabalhou para extinguir as chamas até as 4h da madrugada desta segunda-feira.
Segundo os militares, as chamas destruíram a vegetação das propriedades rurais Fazenda Monte Alto, Fazenda 2 Irmãos e Fazenda Santa Rosa, localizadas entre os municípios de Anaurilândia e Bataguassu - distante aproximadamente 15 quilômetros de Bataguassu.
Os militares do Corpo de Bombeiros contaram com a ajuda de fazendeiros, sitiantes e trabalhadores rurais que atuaram com tratores e caminhões-pipa do município para combater o fogo que se propagou sobre a vegetação seca, com a ajuda dos fortes ventos.
Apenas por volta das 6h da manhã, quando o fogo já havia sido controlado, que uma tímida chuva se precipitou sobre a região.
Incêndios e combate ao fogo no Mato Grosso do Sul
O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) publicou no Diário Oficial do dia 11 de junho, a Portaria 1.427 que suspende os efeitos das autorizações ambientais de queima controlada pelo prazo de 180 dias. O motivo são as condições climáticas extremas (estiagem prolongada, elevadas temperaturas, baixa umidade do ar e ventos com velocidade acima de 30 quilômetros por hora) que representam fatores de risco de incêndios.
O prazo das licenças deixa de ser computado e passa a correr após o fim da suspensão. A norma não se aplica às práticas de prevenção e combate a incêndios realizadas ou supervisionadas pelas instituições públicas, responsáveis pela prevenção e pelo combate aos incêndios florestais.
O Estado de Mato Grosso do Sul possui características climáticas favoráveis à propagação de incêndios florestais e no bioma pantanal, principalmente nos períodos de menos chuva e aumento dos ventos.
Com as mudanças climáticas e também a chegada do período de estiagem, o número de queimadas tem aumentado em todo o Estado.
Militares da Força Nacional tem atuado em conjunto com o Corpo de Bombeiros no combate aos incêndios no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Já em cidades menores e mais distantes dos focos de maior proporção, o combate ao fogo fica a cargo das unidades locais, e segundos os militares, o trabalho mais incessante é o de combater a desinformação de quem ainda insiste em atear fogo em entulhos e pastagens com a intenção de "limpar" áreas e terrenos, principal causa dos incêndios que saem do controle e devastam regiões inteiras.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Triunfo nas eleições internas: TSE unificado preenche vagas em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Revitalização urbana em Anaurilândia: R$ 2,7 milhões transformam ruas e melhoram o cotidiano
Leia Mais
CCR MSVia alerta para obras com tráfego alternado na BR-163/MS nesta quarta-feira, 15
Leia Mais
Prefeitura de Bataguassu intensifica ações contra terrenos baldios e irregularidades
Municípios