TCE-MS
Vereadores de todo o Estado discutem políticas públicas para a primeira infância
23/05/2024
13:25
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
A União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul (UCV-MS) realizou nesta quinta-feira, 23 de maio, no Plenário Celina Martins Jallad no TCE-MS, a abertura do seminário “As políticas públicas municipais e a efetividade dos direitos e proteção à infância e adolescência”. O evento, voltado para os vereadores de todo o Estado, é realizado em parceria com o Tribunal de Contas de MS.
A abertura foi feita pelo presidente da UCV-MS, vereador Jiovani Vieira, que agradeceu a parceria do TCE-MS. “Tudo que acontece com relação a políticas públicas passa pela Câmara Municipal e acredito que os vereadores sairão daqui hoje com muitas informações para aplicar nos seus municípios”.
O presidente do TCE-MS, conselheiro Jerson Domingos, afirmou que “a Corte de Contas está sempre aberta para auxiliar os municípios e agradeceu a disponibilidade de todos em sempre atender o TCE para discutir as ações do Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância”.
O conselheiro substituto, Célio Lima de Oliveira, fez uma explanação aos vereadores sobre “O papel da Câmara Municipal na implementação de políticas públicas para a primeira infância no âmbito do município”. O coordenador do Programa da Primeira Infância lembrou que a construção das políticas públicas tem diversos ‘atores’ e, dentre eles, o poder legislativo é que vai fazer com que as políticas públicas voltadas para a primeira infância deixem de ser uma política de governo e passe a ser de estado.
“Esse ano, dentro da agenda do Comitê, a prioridade é a implementação dos Planos Municipais para primeira infância. O poder legislativo, as Câmaras Municipais, têm um papel fundamental nesse processo. E hoje queremos lembrar os vereadores do papel que eles exercem nesse processo e do quão importante é que eles deixem esse legado para os seus munícipes, principalmente, para as crianças que serão os futuros cidadão”, afirmou o conselheiro substituto Célio Lima de Oliveira.
Também presente ao evento, o diretor da Secretaria de Controle externo do TCE-MS, Eduardo Dionizio, ressaltou que a intenção é sensibilizar os vereadores, que são os parlamentares que votarão os projetos voltados para a instituição dos Comitês da Primeira Infância e também do Plano Municipal. “Por isso é muito importante que essas políticas sejam discutidas com esses parlamentares, que são os representantes do povo, que votam as leis e as tornam realidade no âmbito do município”, concluiu.
O seminário continua na tarde desta quinta-feira com o debate sobre “Deepfakes e fakenews, o que são e suas consequências”, com o mestre em administração pública pela UFGD com LLM pela Fundação Getúlio Vargas em direito empresarial e MBA em digital business.
Na sexta-feira, a partir das 9 horas da manhã, será realizada a última palestra do seminário com o psicólogo e neuro-psicopedagogo, Ademilson da Silva Oliveira, sobre “Avanços e desafios aplicados ao Estatuto da Criança e do Adolescente.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara amplia prazo para regularização de imóveis rurais na faixa de fronteira por mais 15 anos
Leia Mais
Entidades repudiam retirada da imprensa do plenário da Câmara e cobram explicações de Hugo Motta
Leia Mais
CNJ mantém afastamento e abre PADs contra desembargadores do TJMS por suspeita de venda de sentenças
Leia Mais
Mega-Sena acumula no concurso 2.949 e prêmio sobe para R$ 38 milhões
Municípios