Campo Grande (MS), Sábado, 18 de Maio de 2024

POLÍTICA

Três Lagoas terá menos candidatos a vereador em 2024

05/05/2024

10:00

OESTADO

LAUREANO SECUNDO

©DIVULGAÇÃO

O número de candidatos a vereador em Três Lagoas na eleição deste ano será menos da metade dos que concorreram em 2020. Há quatro anos, 295 disputaram as 17 vagas na Câmara Municipal, sendo que neste ano o número deve chegar a 144 candidatos.

Contribuem para esta redução alguns fatos e um deles é que, no ano passado, os atuais parlamentares aprovaram um projeto de lei reduzindo o número de vagas no Legislativo ao invés de 17, serão eleitos 15 vereadores.

Apenas 9 partidos devem lançar candidatos a vereador. São eles: PSDB, PP, PSB, MDB, Republicanos, União Brasil, DC, PRTB e a federação formada por PT, PC do B e PV. Com base no número de partidos que estão legalizados e diante do número de candidatos que cada agremiação pode lançar, Três Lagoas deve ter 144 candidatos a vereador no pleito deste ano, 151 a menos do que na eleição de 2020.

A redução no número de vagas influencia no quociente eleitoral, que define os eleitos soma-se a isso as novas regras para as eleições deste ano, que englobam limite para candidaturas, número de mulheres e, em Três Lagoas, aumento do coeficiente eleitoral, o número de candidatos a vereador sofrerá uma redução se comparada a última eleição municipal.

Em decorrência do fim das coligações nas eleições proporcionais e da redução do número de cadeiras na Câmara, os partidos só poderão lançar 16 candidatos a vereador. Na eleição de 2020, os partidos precisavam atingir 3.114 votos para eleger um candidato. Em 2024, serão necessários 3,7 mil votos. Em razão das regras do quociente eleitoral, nem sempre os mais votados são eleitos.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: