POLÍTICA
Projeto de lei do senador Nelsinho Trad que moderniza tributação do setor audiovisual é aprovado no Senado
16/04/2024
14:45
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Em vitória significativa para a indústria cinematográfica brasileira, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal aprovou, nesta manhã (16), o projeto de lei proposto pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que moderniza a aplicação da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (CONDECINE) sobre serviços de vídeo sob demanda.
Este projeto pioneiro, relatado pelo senador Eduardo Gomes (PL/TO), visa garantir uma contribuição justa de plataformas de vídeo sob demanda ao desenvolvimento do cinema nacional, com estrutura tributária que reconhece as nuances do mercado digital moderno. Ao mesmo tempo, o projeto contempla isenções e incentivos fiscais para os que investem na produção de conteúdo nacional.
O senador Nelsinho Trad defendeu que “o projeto é essencial para fortalecer e fomentar a indústria audiovisual brasileira. Está iniciativa busca justiça tributária incentivando a produção nacional. É um passo decisivo para modernizar nossa legislação e apoiar a cultura brasileira em um mercado globalizado”.
A legislação, que agora segue para análise da Câmara dos Deputados, é um marco no compromisso do Brasil com a valorização da cultura e do talento nacionais. Além de beneficiar grandes players do mercado, assegura que os menores também tenham oportunidade de crescer e contribuir para a diversidade cultural do país.
"Este projeto de lei é sobre abrir portas e criar oportunidades", acrescentou o senador Trad. "Ao equilibrar as demandas do mercado com as necessidades de nossos criadores locais, estamos assegurando um futuro mais brilhante para o cinema brasileiro."
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula exonera indicados do Centrão após derrota no Congresso, mas preserva afilhados de Arthur Lira
Leia Mais
Trump elogia Meloni durante cúpula no Egito: “Você não vai se ofender se eu disser que você é linda, vai?”
Leia Mais
TRE-MS prorroga inscrições para estágio de ensino médio com 58 vagas em todo o Estado
Leia Mais
Renúncia fiscal de Mato Grosso do Sul com ICMS deve ultrapassar R$ 38 bilhões até 2028
Municípios