ENTREVISTA
MÚSICA - Maria Claudia e Marcos Mendes conta sua história musical e projetos futuros
05/04/2024
17:00
ALESSANDRA PAIM
©DIVULGAÇÃO
Com 38 anos de carreira musical o Duo Maria Claudia & Marcos Mendes vem encantando o público do MS com seu trabalho diferenciado. Juntaram as influências musicais, Maria Claudia com Bossa Nova e Marcos Mendes com as instrumentais nordestinas, influências do pai que resultou numa dupla de grande relevância no nosso celeiro cultural. Participaram, de vários festivais musicais dentro e fora do Estado, mitigando a importância da arte da música em todos os âmbitos. A Página Expressando com Alessandra Paim agradece imensamente a entrevista com esses grandes e renomados artistas. Parabéns pelo trabalho incrível de vocês e sucesso sempre nessa trajetória de vida musical.
Expressando com Alessandra Paim - Tempo de carreira / Duo Marcos Mendes & Maria Claudia?
Marcos – Antes de conhecer a Claudia, eu tinha um trabalho instrumental de violões e um grupo também que a gente fazia músicas autorais. Fazíamos vários shows, já estava um tempo trabalhando com música. E em 85 a gente formou o duo Maria Claudia e Marcos Mendes essa formação aconteceu com um convite que tivemos do projeto Brasileirinho que é um projeto nacional, pra abrir o show do Paulinho da Viola aqui em Campo Grande. E a partir disso, a gente formou o Duo e já fazem 38 anos. Temos vários CD’s gravados, participamos de vários momentos importantes da música sul-mato-grossense. Maria Claudia - antes de conhecer o Marcos, eu cheguei em Campo Grande em 83 e fui convidada para entrar num grupo vocal, Salada de Frutas sob a regência do músico e compositor Isso Fischer com alguns discindentes do coro da UFMS. Esse grupo durou 03 anos. Eu já conheci o Marcos em 83, ele participava de um grupo e ele de outro. Começamos a namorar, começamos a cantar juntos e formamos a dupla em 85.
Expressando com Alessandra Paim - Qual o estilo musical?
Maria Claudia - Fizemos uma junção das nossas influências, eu vinha do interior de SP onde ouvia Bossa Nova e o Marcos tinha uma outra influência que era mais nordestina, instrumental que era uma influência do pai. E a gente juntou essas 02 coisas, acho que foi uma junção legal. Marcos - e essa junção fez também pra gente criar o nosso estilo musical, a gente não se baseia em um único estilo, temos uma linguagem mais universal pelo próprio trabalho que a gente fez na MPB, nos trabalhos instrumentais que a gente ouvia. A gente tem uma temática que são as coisas aqui do Estado que é a linguagem, a poesia, mas a parte rítmica é mais diversificada.
Expressando com Alessandra Paim - Qual o diferencial do Duo?
Marcos - Estamos sempre antenados, sempre buscando coisas novas e um dos nossos grandes diferenciais do nosso trabalho foi sempre esse, sempre estamos a frente do que está acontecendo. Sempre tivemos essa necessidade de procurar algo novo, que nos tire da zona de conforto e por isso que nosso trabalho não tem uma cara somente. A gente trabalha em várias frentes, em vários estilos. Nosso conceito é que música é música procuramos fazer o nosso trabalho com o maior respeito ao público.
Expressando com Alessandra Paim - Festivais e Eventos
Marcos - a gente participou praticamente de todos os projetos que teve no Estado como o projeto Pixinguinha, Projeto Pixingão, Temporadas Populares, Festival da América do Sul, Festival de Bonito. Sempre mostrando o nosso trabalho autoral e também no nosso 2° CD que é Tocando em Frente nos fizemos uma retrospectiva dos grandes compositores que a gente tem na nossa terra, Os Espíndolas, Saters, Rondon, Simões e fizemos um disco onde cada música representava um dos compositores e foi muito legal. Mostramos esses compositores do nosso Estado, na nossa linguagem, nos nossos ritmos, nos nossos arranjos e isso foi muito importante.
Expressando com Alessandra Paim - Discografia/Autorais
Maria Claudia – nós temos 02 CD’s - o primeiro é “Coisas do Olhar”, nós temos uma característica de interpretar outros autores, no 1° e no 2° CD, nós fizemos compositores daqui, sempre como uma releitura dos compositores que a gente tem e eu acho que isso é uma coisa marcante na nossa trajetória. A gente relê coisas e traz um pouco pro nosso jeito de cantar, pro jeito do Marcos de tocar, do jeito dele de arranjar é isso, essa é a nossa característica principal. Marcos – agora estamos fazendo nosso trabalho autoral onde estamos mostrando nossas coisas, que é o show “Estado de Graça” que são 16 músicas minhas, uma música com parceria da Luciana Fisher e outra música com Maranhão Viegas. Estamos muto contentes com esse trabalho, é uma cara diferente e estamos com vários projetos, temos várias frentes de trabalho e estamos conseguindo fazer hoje o que sempre sonhamos fazer. Temos esse trabalho autoral, temos um trabalho instrumental com um grupo que chama “Virgisanta “que é um choro cantado, não é somente instrumental, a gente fez uma pesquisa de choro, então é resgatar o choro brasileiro. Além desses, temos um coletivo chamado “Companhia Música do Mundo” com Carlos Colman e Ana Duarte, montamos um trabalho só com as nossas músicas, seria um trabalho autoral inédito, composições do Colman e as minhas e estamos com esse show trabalhando. Marcos – temos no nosso canal do Youtube um projeto que fizemos há 02 anos, mostrando a música brasileira, mostrando os nossos artistas regionais. Entrevistamos nossos artistas e apostamos na espontaneidade, na emoção. Foi um trabalho muito legal e acabou perpetuando, ficou o registro. Nós temos a pretensão de retomar, continuar com esse projeto com nossos artistas.
Expressando com Alessandra Paim - Qual a música mais pedida nas apresentações do Duo?
Marcos - a música mais solicitada nos nossos shows são: “Quiquiô” do Geraldo Espíndola que tem um arranjo, bem tribal, bem terra e a música chefe do nosso primeiro CD que é “Coisa do Olhar”.
Expressando com Alessandra Paim - Público/Fãs – receptividade
Marcos - Continuamos fazendo a noite em Campo Grande, tocamos em bares, festas. É uma forma de estar exercitando com o nosso público, formando nosso público, é importante ter esse dia-a-dia. Maria Claudia – é importante ter esse contato com o público, o público pode não ser grande, mas é um público fiel que nos acompanha há anos e nesse trabalho a gente faz música, a gente faz o que a gente gosta, o que se identifica e o público já sabe disso, a gente faz coisas que talvez as pessoas nos bares não fazem mais, por que tudo agora é moda. O que sai na mídia as pessoas acabam reproduzindo nos bares e a gente foge um pouquinho desse convencional e também fazemos shows temáticos.
Expressando com Alessandra Paim - Um momento marcante para Marcos Mendes & Maria Claudia
Maria Claudia – eu acho que o momento mais marcante da nossa carreira, em 88 quando saímos daqui para representar o Estado em Pelotas no RS no Primeiro Latino Música que era um festival que tinha o objetivo de unir América Latina em torno da música que se fazia nesses países. E o padrinho desse evento foi o Chico Buarque de Holanda. Conhecemos muitos músicos, muitos trabalhos e foi um momento muito marcante.
Expressando com Alessandra Paim - Projetos futuros
Marcos – nosso projeto futuro é lançar os nossos trabalhos no Mercosul, já temos alguns contatos. Já estamos em preparação pra gravar alguma coisa mais específica, até mesmo na língua espanhola para atingir o Mercosul, mas é um projeto que a gente ainda está em conversação, estamos vendo essa possibilidade. E também temos as nossas redes sociais que estamos sempre ativos. Acredito que nosso trabalho se resumiria em 02 pontos: nossos trabalhos de shows que são teatros, projetos grandes e o trabalho cotidiano que é o nosso exercício, que é a nossa casa mesmo, que é o trabalho de tocar em bares que isso a gente nunca vai parar, pra gente é importante esse contato e a gente gosta. Temos alguns projetos em andamento pra circular, temos o projeto os “Dois Lados” com Carlos Colman que também é um projeto novo e super importante por que a gente se descobre compositores, um curte o trabalho do outro e a gente vai criando uma nova linguagem. Essas trocas entre artistas, entre colegas é muito importante pro nosso crescimento, pro nosso desenvolvimento.
Expressando com Alessandra Paim - Contatos para shows
Marcos - (67) 98141-0038
Expressando com Alessandra Paim – Onde podemos ver o Duo Maria Claudia & Marcos Mendes tocar em Campo Grande?
Marcos - A gente se apresenta no Bar Escritório Cultural, aqui em Campo Grande. É um local que abriu as portas pra boa música, pra música voltada a cultura mesmo e todos que tocam na casa sempre tem uma playlist diferenciada. E a gente se apresenta lá também com o grupo de choro Virgisanta.
MENSAGEM
“Queremos agradecer essa oportunidade de estarmos participando dessa entrevista, pelo convite, da oportunidade de podermos falar um pouco do nosso trabalho, de um trabalho que a gente ama fazer, do púbico que amamos também, Nos encontramos por ai. Abraços pra todos”, Maria Claudia & Marcos Mendes.
REFERÊNCIAS DE PESQUISA
Maria Claudia e Marcos Mendes - Index
Meu Mato Grosso do Sul | Marcos Mendes e Maria Claudia cantam no palco do programa | Globoplay
Show de Verão: Maria Cláudia e Marcos Mendes - Campus de Nova Andradina (ufms.br)
Maria Cláudia e Marcos Mendes encantam na Terça Nobre - Clube Estoril
Talento Regional recebe Maria Claudia e Marcos Mendes que celebram 35 anos de carreira (youtube.com)
INSTAGRAM @mclaudiaemarcos
FACEBOOK Maria Claudia e Marcos Mendes
Tereré Na Guampa - EP #14 - Maria Claudia e Marcos Mendes (youtube.com)
Pé de Cedro de Zacarias Mourão - Coletivo Trem do Mato (youtube.com)
Maria Claudia - Marcos Mendes - Eu já vou de Marcos Mendes. Ao vivo. (youtube.com)
CIA MÚSICA DO MUNDO - RIO PARAGUAI (Luciana Fisher) (youtube.com)
Maria Claudia e Marcos Mendes - Sementes do Amanhã - Gozaguinha (youtube.com)
Maria Claudia e Marcos Mendes - Celito Espíndola - Música Abril (youtube.com)
MARIA CLAUDIA E MARCOS MENDES - EXTRA II ( O ROCK DO SEGURANÇA ) - GILBERTO GIL (youtube.com)
O Teu Olhar e o Meu - Maria Claudia e Marcos Mendes - Show Estado de Graça (youtube.com)
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Prefeito de Caracol sanciona reajuste salarial de 10% para servidores municipais
Leia Mais
Vereador Dr. Victor Rocha tem dois projetos aprovados para ampliar acesso à saúde em Campo Grande
Leia Mais
Vereador Carlão cobra ação direta da secretária de Saúde diante de crise em unidades de Campo Grande
Leia Mais
Deputado Vander Loubet lança projetos estratégicos com mais de R$ 25 milhões em investimentos na UFMS
Municípios