Campo Grande (MS), Segunda-feira, 29 de Abril de 2024

ENTREVISTA

MÚSICA - Maria Claudia e Marcos Mendes conta sua história musical e projetos futuros 

05/04/2024

17:00

ALESSANDRA PAIM

©DIVULGAÇÃO

Com 38 anos de carreira musical o Duo Maria Claudia & Marcos Mendes vem encantando o público do MS com seu trabalho diferenciado. Juntaram as influências musicais, Maria Claudia com Bossa Nova e Marcos Mendes com as instrumentais nordestinas, influências do pai que resultou numa dupla de grande relevância no nosso celeiro cultural. Participaram, de vários festivais musicais dentro e fora do Estado, mitigando a importância da arte da música em todos os âmbitos. A Página Expressando com Alessandra Paim agradece imensamente a entrevista com esses grandes e renomados artistas. Parabéns pelo trabalho incrível de vocês e sucesso sempre nessa trajetória de vida musical.  

Segue a entrevista completa 

Expressando com Alessandra Paim - Tempo de carreira / Duo Marcos Mendes & Maria Claudia? 

Marcos – Antes de conhecer a Claudia, eu tinha um trabalho instrumental de violões e um grupo também que a gente fazia músicas autorais. Fazíamos vários shows, já estava um tempo trabalhando com música. E em 85 a gente formou o duo Maria Claudia e Marcos Mendes essa formação aconteceu com um convite que tivemos do projeto Brasileirinho que é um projeto nacional, pra abrir o show do Paulinho da Viola aqui em Campo Grande. E a partir disso, a gente formou o Duo e já fazem 38 anos. Temos vários CD’s gravados, participamos de vários momentos importantes da música sul-mato-grossense. Maria Claudia - antes de conhecer o Marcos, eu cheguei em Campo Grande em 83 e fui convidada para entrar num grupo vocal, Salada de Frutas sob a regência do músico e compositor Isso Fischer com alguns discindentes do coro da UFMS. Esse grupo durou 03 anos. Eu já conheci o Marcos em 83, ele participava de um grupo e ele de outro. Começamos a namorar, começamos a cantar juntos e formamos a dupla em 85.  

Expressando com Alessandra Paim - Qual o estilo musical? 

Maria Claudia - Fizemos uma junção das nossas influências, eu vinha do interior de SP onde ouvia Bossa Nova e o Marcos tinha uma outra influência que era mais nordestina, instrumental que era uma influência do pai. E a gente juntou essas 02 coisas, acho que foi uma junção legal. Marcos - e essa junção fez também pra gente criar o nosso estilo musical, a gente não se baseia em um único estilo, temos uma linguagem mais universal pelo próprio trabalho que a gente fez na MPB, nos trabalhos instrumentais que a gente ouvia. A gente tem uma temática que são as coisas aqui do Estado que é a linguagem, a poesia, mas a parte rítmica é mais diversificada.  

Expressando com Alessandra Paim - Qual o diferencial do Duo? 

Marcos - Estamos sempre antenados, sempre buscando coisas novas e um dos nossos grandes diferenciais do nosso trabalho foi sempre esse, sempre estamos a frente do que está acontecendo. Sempre tivemos essa necessidade de procurar algo novo, que nos tire da zona de conforto e por isso que nosso trabalho não tem uma cara somente. A gente trabalha em várias frentes, em vários estilos. Nosso conceito é que música é música procuramos fazer o nosso trabalho com o maior respeito ao público. 

 Expressando com Alessandra Paim - Festivais e Eventos  

Marcos - a gente participou praticamente de todos os projetos que teve no Estado como o projeto Pixinguinha, Projeto Pixingão, Temporadas Populares, Festival da América do Sul, Festival de Bonito. Sempre mostrando o nosso trabalho autoral e também no nosso 2° CD que é Tocando em Frente nos fizemos uma retrospectiva dos grandes compositores que a gente tem na nossa terra, Os Espíndolas, Saters, Rondon, Simões e fizemos um disco onde cada música representava um dos compositores e foi muito legal. Mostramos esses compositores do nosso Estado, na nossa linguagem, nos nossos ritmos, nos nossos arranjos e isso foi muito importante. 

Expressando com Alessandra Paim - Discografia/Autorais 

Maria Claudia – nós temos 02 CD’s - o primeiro é “Coisas do Olhar”, nós temos uma característica de interpretar outros autores, no 1° e no 2° CD, nós fizemos compositores daqui, sempre como uma releitura dos compositores que a gente tem e eu acho que isso é uma coisa marcante na nossa trajetória. A gente relê coisas e traz um pouco pro nosso jeito de cantar, pro jeito do Marcos de tocar, do jeito dele de arranjar é isso, essa é a nossa característica principal. Marcos – agora estamos fazendo nosso trabalho autoral onde estamos mostrando nossas coisas, que é o show “Estado de Graça” que são 16 músicas minhas, uma música com parceria da Luciana Fisher e outra música com Maranhão Viegas. Estamos muto contentes com esse trabalho, é uma cara diferente e estamos com vários projetos, temos várias frentes de trabalho e estamos conseguindo fazer hoje o que sempre sonhamos fazer. Temos esse trabalho autoral, temos um trabalho instrumental com um grupo que chama “Virgisanta “que é um choro cantado, não é somente instrumental, a gente fez uma pesquisa de choro, então é resgatar o choro brasileiro. Além desses, temos um coletivo chamado “Companhia Música do Mundo” com Carlos Colman e Ana Duarte, montamos um trabalho só com as nossas músicas, seria um trabalho autoral inédito, composições do Colman e as minhas e estamos com esse show trabalhando.   Marcos – temos no nosso canal do Youtube um projeto que fizemos há 02 anos, mostrando a música brasileira, mostrando os nossos artistas regionais. Entrevistamos nossos artistas e apostamos na espontaneidade, na emoção. Foi um trabalho muito legal e acabou perpetuando, ficou o registro. Nós temos a pretensão de retomar, continuar com esse projeto com nossos artistas. 

Expressando com Alessandra Paim - Qual a música mais pedida nas apresentações do Duo? 

Marcos - a música mais solicitada nos nossos shows são: “Quiquiô” do Geraldo Espíndola que tem um arranjo, bem tribal, bem terra e a música chefe do nosso primeiro CD que é “Coisa do Olhar”. 

Expressando com Alessandra Paim - Público/Fãs – receptividade 

Marcos - Continuamos fazendo a noite em Campo Grande, tocamos em bares, festas. É uma forma de estar exercitando com o nosso público, formando nosso público, é importante ter esse dia-a-dia. Maria Claudia – é importante ter esse contato com o público, o público pode não ser grande, mas é um público fiel que nos acompanha há anos e nesse trabalho a gente faz música, a gente faz o que a gente gosta, o que se identifica e o público já sabe disso, a gente faz coisas que talvez as pessoas nos bares não fazem mais, por que tudo agora é moda. O que sai na mídia as pessoas acabam reproduzindo nos bares e a gente foge um pouquinho desse convencional e também fazemos shows temáticos.                                     

Expressando com Alessandra Paim - Um momento marcante para Marcos Mendes & Maria Claudia 

Maria Claudia – eu acho que o momento mais marcante da nossa carreira, em 88 quando saímos daqui para representar o Estado em Pelotas no RS no Primeiro Latino Música que era um festival que tinha o objetivo de unir América Latina em torno da música que se fazia nesses países. E o padrinho desse evento foi o Chico Buarque de Holanda. Conhecemos muitos músicos, muitos trabalhos e foi um momento muito marcante.  

Expressando com Alessandra Paim - Projetos futuros 

Marcos – nosso projeto futuro é lançar os nossos trabalhos no Mercosul, já temos alguns contatos. Já estamos em preparação pra gravar alguma coisa mais específica, até mesmo na língua espanhola para atingir o Mercosul, mas é um projeto que a gente ainda está em conversação, estamos vendo essa possibilidade. E também temos as nossas redes sociais que estamos sempre ativos. Acredito que nosso trabalho se resumiria em 02 pontos: nossos trabalhos de shows que são teatros, projetos grandes e o trabalho cotidiano que é o nosso exercício, que é a nossa casa mesmo, que é o trabalho de tocar em bares que isso a gente nunca vai parar, pra gente é importante esse contato e a gente gosta. Temos alguns projetos em andamento pra circular, temos o projeto os “Dois Lados” com Carlos Colman que também é um projeto novo e super importante por que a gente se descobre compositores, um curte o trabalho do outro e a gente vai criando uma nova linguagem. Essas trocas entre artistas, entre colegas é muito importante pro nosso crescimento, pro nosso desenvolvimento.  

Expressando com Alessandra Paim - Contatos para shows 

Marcos - (67) 98141-0038 

Expressando com Alessandra Paim – Onde podemos ver o Duo Maria Claudia & Marcos Mendes tocar em Campo Grande?  

Marcos - A gente se apresenta no Bar Escritório Cultural, aqui em Campo Grande. É um local que abriu as portas pra boa música, pra música voltada a cultura mesmo e todos que tocam na casa sempre tem uma playlist diferenciada. E a gente se apresenta lá também com o grupo de choro Virgisanta. 

 MENSAGEM 

“Queremos agradecer essa oportunidade de estarmos participando dessa entrevista, pelo convite, da oportunidade de podermos falar um pouco do nosso trabalho, de um trabalho que a gente ama fazer, do púbico que amamos também, Nos encontramos por ai. Abraços pra todos”, Maria Claudia & Marcos Mendes

REFERÊNCIAS DE PESQUISA 

Maria Claudia e Marcos Mendes - Index 

Com 35 anos de carreira, Maria Claudia e Marcos Mendes lançam álbum, apenas com canções autorais - Pix News MS 

Meu Mato Grosso do Sul | Marcos Mendes e Maria Claudia cantam no palco do programa | Globoplay 

Maria Claudia e Marcos Mendes 

Show de Verão: Maria Cláudia e Marcos Mendes - Campus de Nova Andradina (ufms.br) 

Maria Cláudia e Marcos Mendes encantam na Terça Nobre - Clube Estoril 

SHOW com Maria Cláudia e Marcos Mendes marcará recepção a calouros no campus da UFMS em Chapadão do Sul - Chapadense News 

Talento Regional recebe Maria Claudia e Marcos Mendes que celebram 35 anos de carreira (youtube.com) 

INSTAGRAM @mclaudiaemarcos 

FACEBOOK Maria Claudia e Marcos Mendes 

Tereré Na Guampa - EP #14 - Maria Claudia e Marcos Mendes (youtube.com) 

Pé de Cedro de Zacarias Mourão - Coletivo Trem do Mato (youtube.com) 

Maria Claudia - Marcos Mendes - Eu já vou de Marcos Mendes. Ao vivo. (youtube.com) 

CIA MÚSICA DO MUNDO - RIO PARAGUAI (Luciana Fisher) (youtube.com) 

Maria Claudia e Marcos Mendes - Sementes do Amanhã - Gozaguinha (youtube.com) 

Maria Claudia e Marcos Mendes - Celito Espíndola - Música Abril (youtube.com) 

MARIA CLAUDIA E MARCOS MENDES - EXTRA II ( O ROCK DO SEGURANÇA ) - GILBERTO GIL (youtube.com) 

O Teu Olhar e o Meu - Maria Claudia e Marcos Mendes - Show Estado de Graça (youtube.com) 

 

 

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: