SAÚDE
Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele em Campo Grande: Mais de 500 pacientes atendidos gratuitamente
03/12/2023
11:50
ARIADNE CARVALHO
©DIVULGAÇÃO
No último sábado (02), a Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional Mato Grosso do Sul (SBD/MS) realizou uma bem-sucedida campanha de prevenção ao câncer de pele na capital, atendendo 506 pacientes de forma gratuita. O evento, que ocorreu das 09h às 15h no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HU), contou com uma equipe de profissionais dedicados a realizar procedimentos preventivos, diagnósticos e tratamento de casos de câncer de pele.
Entre os procedimentos realizados durante a campanha, destaca-se a aplicação de 150 crioterapias em lesões pré-cancerígenas, 90 biópsias, e 50 cirurgias de câncer de pele. Além disso, foi identificado o diagnóstico de dois casos de melanoma, uma forma agressiva de câncer de pele, ressaltando a importância da detecção precoce.
Os pacientes atendidos durante a campanha também receberam encaminhamento para tratamento, totalizando mais de 30 casos direcionados para cuidados adicionais. A ação da SBD/MS visa não apenas diagnosticar precocemente possíveis casos de câncer de pele, mas também garantir que os pacientes tenham acesso ao tratamento necessário o mais rápido possível.
Os responsáveis pelo evento enfatizaram a importância da conscientização sobre a prevenção do câncer de pele. A Dra. Elza Garcia, Presidente da SBD/MS, destacou que a campanha não apenas ofereceu atendimento médico gratuito, mas também educou a comunidade sobre os cuidados preventivos.
"A exposição excessiva aos raios UV é um fator significativo no desenvolvimento do câncer de pele, e a prevenção é a chave para evitar tragédias. Nossa campanha visa não apenas informar, mas também inspirar mudanças de comportamento. Pequenos gestos, como o uso diário de protetor solar e a realização de exames dermatológicos regulares, podem salvar vidas", destaca a Dra Elza Garcia.
O Dr. Guilherme Brittner, Coordenador do Evento, expressou satisfação pelos resultados alcançados. "Nossa equipe dedicada e comprometida realizou um trabalho fundamental para a promoção da saúde da população. Identificamos casos precoces, o que aumenta significativamente as chances de sucesso no tratamento."
O Chefe do Serviço de Dermatologia do HU, Dr. Gunter Hans Filho, ressaltou a importância de parcerias e ações conjuntas para combater o câncer de pele. "Estamos felizes em contribuir com essa campanha e reforçamos a necessidade de cuidados com a pele, proteção solar e exames regulares."
A campanha de prevenção ao câncer de pele promovida pela SBD/MS em Campo Grande reforça a relevância da conscientização e do acesso à saúde preventiva. A detecção precoce continua sendo um dos pilares fundamentais na luta contra o câncer, e eventos como esse desempenham um papel crucial na promoção da saúde da comunidade.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Detran-MS altera atendimento e remarca exames em dia de jogo do Brasil
Leia Mais
UFMS abre inscrições para Licenciatura em Computação em quatro cidades de MS
Leia Mais
PGR pede cautela antes de avaliar se Bolsonaro cometeu falta grave por manter arma
Leia Mais
TCE-MS participa de fórum da Undime sobre gestão e financiamento da educação
Municípios