ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Aprovado Projeto de Lei, de Lia Nogueira, que trata sobre a Mamanalgesia
23/11/2023
17:05
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Foi aprovado nesta quinta-feira, 23, por unanimidade, o Projeto de Lei, de autoria da deputada estadual Lia Nogueira (PSDB), que propõe a “Semana de Conscientização e Incentivo a Mamanalgesia”, sendo incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado. A mamanalgesia é o uso da alimentação, por meio do aleitamento materno, para diminuir dores e desconforto dos bebês durante procedimentos dolorosos, como aplicação de vacinas, medicamentos e coleta de sangue, assim como, para acalmar os lactentes.
Lia Nogueira justificou que o projeto tem como base a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) quanto a utilização do aleitamento materno como forma de trazer mais conforto e diminuir a dor dos bebês durante a vacinação, feita em 2015, endossado em 2021 pelo Ministério da Saúde, através de um estudo técnico.
Conforme a deputada, essa é uma prática que vai além do aspecto fisiológico, por fortalecer o vínculo emocional entre mãe e filho, não só aliviando a dor, mas também promovendo uma experiência positiva.
“Essa é uma oportunidade de fortalecermos as políticas de cuidados infantis em nosso Estado, garantindo que os bebês recebam a atenção e o conforto necessários, nos momentos mais delicados, desde os primeiros meses de vida. Ao apoiarmos a mamanalgesia, estamos investindo no futuro, proporcionando um começo de vida mais acolhedor por ser uma prática que vai além do aspecto fisiológico, mas fortalece o vínculo emocional entre mãe e filho”, detalhou a parlamentar.
O projeto segue para sanção do governador Eduardo Riedel.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Moraes determina monitoramento integral de Jair Bolsonaro por risco de fuga
Leia Mais
“Careca do INSS” pedirá habeas corpus ao STF para ficar em silêncio na CPMI
Leia Mais
Aposta do Rio de Janeiro leva sozinha prêmio de R$ 33,7 milhões da Mega-Sena
Leia Mais
PT oficializa saída do governo Riedel e entrega todos os cargos em Mato Grosso do Sul
Municípios