Campo Grande (MS), Terça-feira, 21 de Maio de 2024

SEBRAE

Com apoio do Sebrae/MS e Prefeitura, Coxim recebe pela 1ª vez a Comitiva Empreendedora

Ação tem como foco promover a diversidade cultural pantaneira, fomentar a economia e dar visibilidade aos pequenos negócios dos municípios localizados no Pantanal

20/11/2023

13:00

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

Artesanato local, oficinas, mostras, comida típica pantaneira, shows e muitas ações totalmente gratuitas. Assim foi a Comitiva Empreendedora, ocorrida pela primeira vez no município de Coxim, conhecido como “Portal do Pantanal”. O evento é uma iniciativa do Sebrae/MS, por meio do programa Pró Pantanal, da Prefeitura Municipal, do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc) e Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

A proposta da Comitiva Empreendedora é mostrar a diversidade que a cultura pantaneira tem e todo o seu potencial para gerar negócios e fomentar a renda para empreendedores nos municípios localizados no Pantanal. No evento, que ocorreu nesse sábado (18) na Praça Zacarias Mourão (Pé de Cedro), artesãos locais puderam expor seus produtos e um dos destaques foi a apresentação da Comitiva Pantaneira composta por cavalos, além do tocador de berrante, prática utilizada para transportar animais para outros locais no Pantanal.

Para o conselheiro do Sebrae/MS, Luiz Cláudio Sabedotti Fornari, também 1º Vice-Presidente Regional do Sistema Fiems, o Pantanal é um privilégio para a região por proporcionar tanta riqueza cultural. “O Sebrae está tornando tudo isso mais organizado e estruturado. Os pantaneiros nunca tiveram a oportunidade de promoverem a sua cultura. Nós só estamos ajudando a alavancar essa força cultural tão imensa que a cultura pantaneira é capaz de proporcionar”, salientou.

O prefeito, Edilson Magro, destacou a importância da parceria com o Sebrae/MS para promover a cultura e os pequenos empreendedores da cidade. “Ao mesmo tempo que trazemos entretenimento à população proporcionamos aos empreendedores a possibilidade de exporem seus trabalhos e, assim, ajudar a impulsionar cada vez mais a economia de Coxim”, frisou.

A artesã Janete Aparecida Sakura, que produz uma linha de produtos fitoterápicos totalmente artesanais, foi uma das participantes do evento. Segundo ela, ações como essa possibilitam aos pequenos empreendedores divulgarem os seus produtos e expandirem as vendas. “O trabalho de artesanato, às vezes, é muito restrito para pequenos grupos de pessoas. Um evento assim fica mais fácil de mostrarmos o nosso trabalho a um número muito maior de pessoas, além de abrir portas para outras opções de negócio”, ressaltou.

Outra empreendedora que expôs o seu trabalho foi a confeiteira Crislene da Silva Arruda. “Essas parcerias são fundamentais para impulsionar e dar mais visibilidade para o nosso trabalho, principalmente, para quem está iniciando. Tudo no começo é muito difícil, mas quando desanimo, procuro buscar forças para continuar e jamais desistir”, disse.

Essa é a segunda edição do Comitiva Empreendedora. A primeira ocorreu no ano passado, em Rio Verde de Mato Grosso. A proposta do evento é a integração e o desenvolvimento sustentável de toda a região pantaneira, onde estão também as seguintes cidades prioritárias: Sonora, Corguinho, Rio Negro, Porto Murtinho, Bodoquena, Anastácio, Aquidauana, Miranda, Corumbá e Ladário.

Sobre o Pró Pantanal

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal.

O programa tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc).

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo número 0800 570 0800.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: