TCE-MS
Plano Plurianual é discutido em reunião entre Prefeitura da Capital e TCE-MS
07/11/2023
11:55
ASSECOM
A participação da primeira infância no Plano Plurianual do município de Campo Grande foi o assunto da reunião nesta terça-feira, 7 de novembro, entre o conselheiro substituto, Célio Lima de Oliveira, e a equipe da Secretaria de Finanças e Planejamento da Capital, comandada pela secretária Márcia Hokama.
A exemplo da reunião com o Governo do Estado, realizada no dia 6 de novembro, o objetivo foi discutir mecanismos que facilitem a visualização dos investimentos previstos no PPA, na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA). em benefício da primeira infância.
O conselheiro substituto, Célio Lima de Oliveira, coordenador-geral do Comitê Intersetorial de Trabalho do Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância do TCE-MS, abriu a reunião destacando a importância das políticas públicas para a faixa etária de 0 a 6 anos de idade. “Só dessa forma poderemos evitar um ‘efeito dominó’ que leve essas crianças ao caminho das drogas e criminalidade, por exemplo”.
O coordenador-geral do Programa repassou à secretária, Márcia Hokama, sugestões para ajustes no PPA de Campo Grande e ressaltou o bom trabalho realizado pela equipe municipal. “Nós entendemos que o governo do estado e prefeitura da capital devem ser o ponto de partida. Uma vez feito esses ajustes, esses planos vão servir de referência para que possamos formatar uma proposta para os demais municípios de MS”. O conselheiro ainda ressaltou a importância do planejamento para a execução das políticas públicas.
Ao final da reunião ficou acordado que a prefeitura deverá realizar uma revisão na LOA no início de 2024 para a inserção de um quadro demonstrativo dos investimentos na primeira infância. “O Tribunal avaliou de forma bastante positiva o que estamos fazendo, e eu acho que essa integração entre a Corte de Contas e a prefeitura é muito positiva para que possamos juntos entregar o que é o principal, que são os benefícios para as nossas crianças. Vamos fazer as adequações necessárias”, afirmou a secretária Márcia Hokama.
O que é o PPA, LDO e LOA
O Plano Plurianual (PPA) consiste em um plano com diretrizes, objetivos e metas para o desenvolvimento das ações do Governo do Estado. Esse plano é elaborado a cada 4 anos, e aprovado pela Assembleia Legislativa. Nele constam as ações públicas a serem realizadas nos próximos anos em todas as áreas de atuação do Governo do Estado, tendo vigência de 4 anos e expressando a visão estratégica da gestão pública estadual. O PPA é sempre elaborado ao longo do primeiro ano de mandato.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é elaborada anualmente e tem como objetivo apontar as prioridades do governo para o próximo ano. Ela orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual (PPA).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Cruz Vermelha realiza ação de saúde bucal em cinco cidades de MS no Dia Nacional da Saúde Bucal
Leia Mais
Gerson Claro reafirma compromisso da Assembleia Legislativa com o diálogo e o fortalecimento da educação pública em MS
Leia Mais
UFMS realiza I Workshop de Música, Poesia e Patrimônio Imaterial com foco nos povos originários
Leia Mais
Flávio Bolsonaro ironiza e sugere ataque dos EUA a embarcações no Rio de Janeiro
Municípios