Campo Grande (MS), Terça-feira, 30 de Abril de 2024

ENTREVISTA

EMPODERAMENTO FEMININO - Projeto Social “Quem São Elas” destaca o trabalho das mulheres na Capital

26/10/2023

15:00

ALESSANDRA PAIM

©REPRODUÇÃO

Você, mulher batalhadora, esforçada que vem fazendo a diferença na sua vida e dos seus. A mulher que não mede esforços para conseguir vencer os obstáculos a cada dia, assumindo seu empoderamento diante da sociedade. A mulher dona do seu próprio negócio, empreendedora que batalha para manter uma vida digna. Vamos sair do anonimato e mostrar para o mundo para que vieram? Estimular outras mulheres trabalhadoras evidenciando seu negócio próprio e provando para o mundo que todas as mulheres podem e devem ser destaque no seu trabalho. O projeto social “Quem São Elas” foi criado para esse intuito, incentivar as mulheres a mostrar o seu trabalho que muitas vezes ninguém sabe, um trabalho árduo que faz a diferença na sociedade, mas ainda desconhecido. A professora Rose Farias que é a fundadora do “Quem São Elas” concedeu uma entrevista para a Página Expressando com Alessandra Paim e para o Jornal Do Estado Do MS para falar desse trabalho que vem fazendo com as mulheres de Campo Grande.” Eu quero mostrar para sociedade o quão importante é o trabalho de uma mulher que atua na área da mecânica, na construção civil e outras profissões que eram consideradas trabalho para os homens e que elas fazem tão igual, quanto eles. Mostrar para sociedade que todas as mulheres podem estar onde elas quiserem”, destacou a Prof. Para você, mulher que se enquadra nesse contexto ou conhece outras mulheres que devem evidenciar seu trabalho, basta entrar em contato no WhatsApp da Prof Rose no número (67) 9984-4990 para se inscrever e participar do programa que é veiculado na Record no Programa do Deputado Lucas De Lima. Agradeço imensamente a entrevista Prof Rose e a parabenizo pelo trabalho maravilhoso que vem fazendo com as mulheres. Parabéns por fazer a diferença na vida delas! Estávamos precisando de alguém como você, que cuide e dê espaço para mostrar o talento dessas guerreiras!

Segue a entrevista completa:

Expressando com Alessandra Paim - O que é o projeto “Quem São Elas”?

Prof Rose_ é um projeto que surgiu da comunidade, na periferia, vendo as mulheres simples, donas de casa, as comerciantes, as profissionais liberais atuando significativamente para melhorar a vida da sua família, da sua comunidade. Contribuindo para que a nossa sociedade seja cada vez melhor, seja justa, igualitária. E essas mulheres são anônimas, mulheres guerreiras, determinadas e vivem no anonimato. O Quem São Elas é um quadro apresentado no Programa Lucas de Lima na TV na Record. O Deputado Lucas me convidou para apresentar o meu projeto social.

Expressando com Alessandra Paim - Qual o objetivo desse projeto?

Prof Rose _ o objetivo é destacar o trabalho das mulheres do MS, em especial das Sul-campo-grandenses que fazem a diferença na sua sociedade, na sua profissão e vivem no anonimato. O Quem são elas têm o objetivo de mostrar pra sociedade quem são essas mulheres guerreiras, trabalhadoras.

Expressando com Alessandra Paim - Quanto tempo existe?

Prof Rose _ O programa efetivamente na TV começou em março que é o mês da mulher com o programa “Quem São Elas”.

Expressando com Alessandra Paim - Quem é o responsável pelo projeto?

Prof Rose _ sou eu, a Prof. Rose Farias. Sou educadora com mais de 30 anos de experiência, formada em Direito. E tenho um trabalho social voltado para mulher, a defesa dos direitos das mulheres. Em defesa, lutando fazendo com que a mulher possa se conscientizar que ela precisa lutar para o seu espaço na sociedade. Eu já tinha esse trabalho em sala de aula, nas comunidades e criei o Quem São Elas para poder dar evidências para essas mulheres.

Expressando com Alessandra Paim - Como faz para participar? Qualquer pessoa pode participar?

Prof Rose _ para participar é só enviar uma mensagem no meu WhatsApp ou com o pessoal do Programa Lucas de Lima e dizer que tem vontade de participar ou indicar alguém para entrar no Quem São Elas. Qualquer mulher pode participar. É muito importante que as mulheres tenham vontade de participar e mostrar exemplos, inspirando outras mulheres a mostrar seus talentos no Quem São Elas.

Expressando com Alessandra Paim - Quais os pré-requisitos para entrar no projeto?

Prof Rose _ seja uma mulher que faça a diferença na sua comunidade, na sua profissão. Ser uma líder comunitária, uma profissional que tenha destaque. Mostrar mulheres que são inspiradoras

Expressando com Alessandra Paim - Quantas pessoas tem hoje no Quem São Elas?

Prof Rose _ já foram entrevistadas muitas mulheres. De março de 2022 até outubro, nós temos uma mulher entrevistada por semana. Todo domingo nós temos Quem São Elas. As mulheres sentem-se empoderadas, elevam a autoestima.

Expressando com Alessandra Paim - Qual o retorno para os participantes com o projeto?

Prof Rose _ as mulheres se sentem empoderadas, participar do Quem São Elas faz com que elas se sintam importantes, elevam a autoestima, faz com que elas sintam vontade cada vez mais de ajudar, inspirar outras mulheres.

Expressando com Alessandra Paim - Professora Rose fale de um momento marcante do “Quem São Elas”.

Prof Rose _ um momento marcante do Quem São Elas foi quando eu fui entrevistar uma psicóloga, a Ingrid Fernanda. Ela foi minha aluna em Pedagogia, ela é uma mulher com deficiência e levou 10 anos para concluir o curso por conta da deficiência dela. Isso dificultou muito a vida dela, mas ela persistiu e hoje ela é uma psicóloga reconhecida, uma psicóloga que está credenciada em vários convênios. Atende presencialmente e à distância. Foi marcante entrevistar a Ingrid por que ela é um exemplo de superação. Nos emocionamos, ver a Ingrid hoje formada, uma profissional formada em Psicologia, ela sempre sonhou em ser psicóloga e foi muito importante para o Quem São Elas. A Ingrid é um exemplo de vida.

Expressando com Alessandra Paim - Qual a receptividade do público?

Prof Rose _ tem feito muito sucesso, muitas mulheres e principalmente das periferias de Campo Grande. Elas esperam para ver o programa e ver quem são as entrevistadas e qual a história que será contada a cada programa.

Expressando com Alessandra Paim - Há muita procura?

Prof Rose _ sim, nós temos uma lista de espera de pessoas que querem ser entrevistadas, a procura é muito grande.

Expressando com Alessandra Paim – O que precisa melhorar dentro do projeto?

Prof Rose _ a meta é alcançar mulheres de outras profissões. Por exemplo, eu quero conversar com mulheres que trabalham na construção civil, eu quero conversar com uma mecânica, com mulheres que exercem profissões inusitadas. Essas mulheres precisam ser evidenciadas por que a mulher pode estar onde ela quiser. E sabemos que muitas mulheres que desempenham profissões que antes eram encaradas especificamente como masculinas e estamos quebrando paradigmas.   

Expressando com Alessandra Paim - Qual o seu maior desejo?

Prof Rose _ é conseguir alcançar o maior número de mulheres e mostrar mulheres de diferentes profissões, mostrar as histórias de vida de outras mulheres para que outras sejam inspiradas a fazer parte do programa Quem São elas.

Expressando com Alessandra Paim - Projetos futuros

Prof Rose _   eu tenho um outro projeto que é o “Aprender a Desenvolver” que é um projeto social que juntamente com o “Quem São Elas” têm feito muita diferença. O projeto “Aprender a Desenvolver” atua na área da educação. Eu quero ampliar esse projeto, hoje nós atendemos professores que têm dificuldade de pagar um cursinho preparatório e nós oferecemos aulas gratuitamente para esses professores, para que possam se preparar para processos seletivos. E nós queremos ampliar isso, chegar até os jovens, dar oportunidade para os jovens mais carentes se preparem para o ENEM e ingressar em uma Universidade.

MENSAGEM

“Que todos nós tomamos consciência do nosso papel na sociedade. Que é muito importante nós olharmos para o outro e olharmos o mundo não só com os nossos olhos, mas colocarmos na posição do outro. Isso é muito importante para entendermos a nossa sociedade, construirmos uma sociedade mais justa e igualitária. A mulher ainda tem enfrentado muito preconceito e precisamos estar unidas para mudar essa realidade, lutar por um mundo melhor, por melhores condições de trabalho, por mais espaços num ambiente de poder de decisão, por mais espaços na política. Nós precisamos romper a bolha, invadir espaços que são considerados espaços masculinos, mas que nós podemos ocupar porque estamos igualmente e até mais preparadas do que muitos homens. E nós precisamos estar juntas a dizer não a todo e qualquer tipo de violência que nos prejudica que tem vitimado muitas mulheres. O “Quem São Elas” têm o objetivo também de lutar contra qualquer tipo de violência, porque nós evidenciamos mulheres que enfrentam todo desafio que a sociedade impõe e tem demonstrado que a mulher tem muita força, tem muita condição e pode estar onde ela quiser estar”, Prof Rose Farias Fundadora do projeto social Quem São Elas.

REFERÊNCIAS DE PESQUISA

INSTAGRAM @PROFAROSEFARIAS

FACEBOOK @ PROF. ROSE FARIAS

(53) Programa Lucas de Lima na TV: Quem são elas com Professora Rose Farias - YouTube

(53) Programa Lucas de Lima na TV: Quem são elas com Professora Rose Farias - YouTube

(53) Programa Lucas de Lima na TV: Quem São Elas com Professora Rose Farias - YouTube

(53) Programa Lucas de Lima na TV; quem são elas com Professora Rose Farias - YouTube

 

 

 

 

 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: