Cidades & Políticas Públicas
Campo Grande recebe pela 1ª vez encontro nacional “Elas Governam” e destaca protagonismo feminino na gestão pública
Evento da Frente Nacional de Prefeitas contou com apoio do Sebrae/MS e debateu orçamento, finanças públicas e empreendedorismo feminino
20/08/2025
10:15
SEBRAE
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Pela primeira vez fora de Brasília, Campo Grande sediou o encontro nacional “Elas Governam – Lideranças femininas na gestão do orçamento e das finanças públicas”, realizado durante as comemorações dos 126 anos da Capital. Promovido pela Comissão Permanente de Prefeitas da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), o evento reuniu prefeitas, secretárias de Fazenda e gestoras de políticas para mulheres de diversas regiões do Brasil, com foco na troca de experiências e soluções inovadoras para a gestão fiscal sob a ótica da liderança feminina.
O Sebrae/MS foi um dos apoiadores da iniciativa. Para a diretora-técnica Sandra Amarilha, o empreendedorismo feminino é peça-chave para a autonomia econômica e o desenvolvimento regional.
“O empreendedorismo feminino é comprovadamente uma poderosa ferramenta de autonomia financeira para as mulheres. Há mais de 15 anos apoiamos projetos específicos em Mato Grosso do Sul, incentivando políticas públicas que promovam um ambiente favorável às empreendedoras”, destacou.
Anfitriã do encontro, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, ressaltou o ineditismo do evento fora da capital federal e a importância de valorizar o protagonismo feminino em áreas estratégicas.
“É histórico para a nossa cidade receber um encontro nacional de prefeitas. Hoje mostramos que as mulheres também têm competência para debater gestão fiscal e propor soluções concretas para os municípios”, afirmou.
Na mesma linha, a secretária-executiva da Mulher de Campo Grande, Ana Angélica Fontanari, destacou o impacto do encontro:
“Sempre realizado em Brasília, este evento marca um novo momento ao ser trazido para Campo Grande. Isso coloca nossa cidade em evidência e reforça a relevância da pauta de finanças públicas e políticas de gênero”, avaliou.
Apesar de representarem mais da metade da população, as mulheres governam apenas 13% das cidades brasileiras. Das 5.569 prefeituras, somente 727 têm prefeitas no comando. Diante desse cenário, a presidente da Comissão de Prefeitas da FNP, Márcia Conrado (prefeita de Serra Talhada/PE), defendeu o fortalecimento da governança feminina:
“A Comissão é um espaço estratégico para transformar ideias em ações concretas que fortaleçam o protagonismo das mulheres. O ‘Elas Governam’ será um sucesso ao mostrar nossa capacidade de liderança”, declarou.
A secretária da Fazenda de Florianópolis e presidente da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF), Michele Roncalio, reforçou a importância de tratar do equilíbrio fiscal nos municípios.
“Trazer a pauta das finanças públicas a um espaço de liderança feminina amplia a visão sobre o papel das gestoras. Planejamento e responsabilidade são essenciais para garantir saúde, educação e segurança, protegendo especialmente comunidades vulneráveis”, afirmou.
Para mais informações sobre as ações do Sebrae/MS, basta entrar em contato pela Central de Relacionamento (0800 570 0800) ou acessar o portal ms.sebrae.com.br.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Projeto de Hashioka propõe exame obrigatório de fissura palatina em recém-nascidos em MS
Leia Mais
Deputado Zé Teixeira apresenta indicações para reforçar segurança viária e infraestrutura em municípios de MS
Leia Mais
Alems aprova em 1ª discussão projeto de Roberto Hashioka que inclui pneus inservíveis na Política Estadual de Reciclagem
Leia Mais
Deputado Antonio Vaz propõe criação do “Dia Estadual do Antigomobilista” em MS
Municípios