Política / Gestão
Encontro em Campo Grande reúne prefeitas e secretárias para discutir finanças públicas
Evento nacional destaca protagonismo feminino na gestão do orçamento, equilíbrio fiscal e políticas inclusivas
20/08/2025
09:00
DA REDAÇÃO
©KAMILA ALCÂNTARA
Campo Grande (MS) recebeu nesta segunda-feira (20) o encontro “Elas Governam – Lideranças Femininas na Gestão do Orçamento e das Finanças Públicas”, promovido pela Comissão de Prefeitas da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) em parceria com a Prefeitura da Capital. O evento, realizado no auditório do Hotel Grand Park, reuniu mais de 100 gestoras municipais, incluindo 20 prefeitas e vice-prefeitas, além de secretárias de Fazenda de diferentes capitais.
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), anfitriã do encontro, destacou a relevância do debate.
“Pela primeira vez na história, um evento nacional de prefeitas discute orçamento e finanças. Nós também podemos e devemos estar nessa pauta, que é de grande relevância para a gestão pública”, afirmou Adriane.
A presidente da Comissão de Prefeitas da FNP, Márcia Conrado (PT), prefeita de Serra Talhada (PE), ressaltou o caráter transformador da iniciativa.
“Esse espaço é estratégico para que possamos compartilhar experiências e transformá-las em políticas concretas, fortalecendo o protagonismo feminino na gestão pública”, disse.
A participação das secretárias de Fazenda ampliou a dimensão técnica do encontro. Michelle Roncálio, presidente da Abrasf e secretária da Fazenda de Florianópolis, enfatizou o papel das mulheres na condução das contas públicas.
“É a primeira vez que a comissão traz a pauta de finanças. Isso mostra o protagonismo feminino e a nossa capacidade técnica de enfrentar os desafios fiscais”, afirmou.
Já a secretária de Finanças e Planejamento de Campo Grande, Márcia Hokama, destacou a realidade dos municípios:
“Os maiores desafios que as cidades enfrentam estão ligados à crise econômica. Aqui discutimos orçamento, finanças e como entregar os melhores resultados à população”, completou.
O encontro integra a agenda da Comissão Permanente de Prefeitas da FNP, criada em 2023 para fortalecer a governança feminina, estimular políticas inclusivas e ampliar a representatividade. Atualmente, apenas 13% dos municípios brasileiros são governados por mulheres, e apenas duas capitais contam com prefeitas no comando da administração.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
PF indicia Jair e Eduardo Bolsonaro em ação penal do golpe
Leia Mais
Mochi apresenta indicações para Naviraí em apoio à agricultura familiar e prevenção às drogas
Leia Mais
Deputado Rodolfo Nogueira apresenta PDL para derrubar portaria que destina imóveis de devedores ao Incra
Leia Mais
Moraes manda cancelar passaporte de Silas Malafaia e o impede de falar com Jair e Eduardo Bolsonaro
Municípios