ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Projeto institui Semana da Alimentação Saudável em Mato Grosso do Sul
Gleice Jane propôs uma semana para o debate sobre a alimentação saudável em Mato Grosso do Sul
19/10/2023
11:44
CHRISTIANE MESQUITA
©DIVULGAÇÃO
Nesta manhã (19), a deputada estadual Gleice Jane falou sobre a importância da alimentação saudável. "Na segunda-feira, foi realizada audiência pública sobre o tema, um debate prestigiado e muito rico sobre a necessidade da alimentação saudável para o povo brasileiro e o Mato Grosso do Sul. Um debate que se faz necessário na sociedade para que tenhamos saúde a partir do que estamos comendo", afirmou.
"Resolvi então atribuir uma semana para incentivar mais pessoas e organizações para falarem sobre o tema, apresento hoje o Projeto de Lei 301/2023, que institui a Institui a Semana da Alimentação Saudável, Sustentável e Culturalmente Adequada no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, a ser celebrada durante a semana que conter o dia 16 de outubro de cada ano, e dá outras providências", relatou a parlamentar.
A semana proposta integrará o Anexo do Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso do Sul. O projeto considera alimentação saudável, sustentável e culturalmente adequada aquela que atenda a determinados princípios e diretrizes, como a diversificação que garanta os nutrientes essenciais para a manutenção da saúde, predominância de alimentos in natura ou minimamente processados e limitação no consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em açúcares, gorduras saturadas e sódio.
A deputada Gleice Jane explicou o objetivo da matéria. “A instituição da Semana da Alimentação Saudável, Sustentável e Culturalmente Adequada no Estado nasce da necessidade de promover a conscientização acerca da importância de uma alimentação saudável, equilibrada e culturalmente adequada como pilar fundamental para a promoção da saúde e prevenção de doenças. Além disso, visa fomentar a valorização e o consumo de alimentos produzidos de maneira sustentável e que respeitem a biodiversidade e as tradições alimentares locais”, justificou.
“E ainda se alinha-se aos objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), em particular ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2, que visa "Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”, concluiu a deputada Gleice Jane (PT).
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Confira seu astral para este domingo, 27
Leia Mais
Domingo será de calor intenso em MS antes da virada no tempo com chegada de frente fria
Leia Mais
Senadores de MS chegam aos EUA e alinham estratégias contra tarifaço de Trump
Leia Mais
Nazca encanta com mistérios milenares e paisagens de tirar o fôlego no deserto peruano
Municípios