UEMS
Projeto Guavira da UEMS de Dourados realiza 6º Seminário Estadual da Guavira em Campo Grande nos dias 23 e 24 de novembro
01/10/2023
10:00
ASSECOM
GISLEINE RODRIGUES
O Projeto de Extensão “Guavira”, do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais (PGRN) da UEMS de Dourados, realiza o VI Seminário Estadual da Guavira nos dias 23 (manhã e tarde) e 24 de novembro (tarde). Pela primeira vez o evento acontecerá na UEMS de Campo Grande.
A proposta é unir as instituições organizadoras, UEMS, UFGD, UFMS, FIOCRUZ MS, AGRAER, UCDB, Anhanguera-UNIDERP, SEBRAE, entre outras instituições governamentais, privadas e empresas, para que a cada edição o Seminário seja realizado em uma das parceiras, funcionando de modo itinerante.
A profa. Dra. Claudia Andrea Lima Cardoso, coordenadora do projeto, explica que a guavira auxilia a economia local e na preservação e incentivo à cultura regional, mas infelizmente observa-se uma redução na quantidade de guavirais. “Muitas áreas estão sendo desmatadas para implantação da agropecuária ou mesmo as colheitas dos frutos são feitas sem a preocupação de preservar a integridade das plantas e deixar sementes para que se desenvolvam novas plantas na área”.
Diante desse cenário nasceu o Seminário Estadual da Guavira com o objetivo de criar um ambiente de discussão referente às ações para fomentar atividades relacionadas à guavira, tais como: gastronomia, turismo, cultura, pesquisa, inovação, produtos artesanais, renda para comunidades/cooperativismo, extrativismo sustentável, geração de novos produtos à base de guavira.
A importância do Projeto Guavira
Os frutos da guavira são uma delícia! A visita aos guavirais é uma prática cultural tradicional realizada por famílias de Mato Grosso do Sul. Esse fruto é consumido “in natura”, na forma de sorvetes, licor, suco, geleia, entre outros. O aproveitamento do fruto inteiro, bem como das cascas e da polpa separadamente permitem que pessoas que desejam empreender possam utilizar a totalidade desse fruto. Os estudos realizados na UEMS mostram que as folhas também apresentam alto potencial medicinal.
Claudia ressalta a importância de integrar os conhecimentos do tema existentes obtidas pelas diversas entidades e pessoas, bem como gerar novos conhecimentos obtidos por meio das pesquisas em rede que possam valorizar esse fruto e agregar valor econômico. É importante destacar que, ao gerar esse conhecimento, podemos alinhar estratégias de conservação da biodiversidade, de promoção do desenvolvimento econômico sustentável.
A partir desta ideia surgiu a necessidade de integrar novos membros para colaborar na execução das atividades e surgiu o projeto de extensão “Guavira: Divulgação do fruto símbolo de Mato Grosso do Sul” e outras plantas utilizando as redes sociais como promotoras de conhecimento.
O projeto de extensão tem como objetivo a divulgação da guavira e outras plantas medicinais e alimentícias por meio de cursos online e presenciais para alunos do ensino médio de escolas estaduais e municipais e para a comunidade em geral. Além disso, busca auxiliar na organização do VI Seminário Estadual da Guavira, bem como dos VII e VIII Seminários nos anos seguintes, e mostrar a relevância do tema para o estado de Mato Grosso do Sul. “Espera-se contribuir para o desenvolvimento educacional da cidade de Dourados-MS e fortalecer a relação entre a escola e a comunidade”, conclui a professora Claudia.
A proposta envolve atividades que priorizam o contato dos alunos com estudos sobre plantas medicinais e alimentícias, com foco na guavira, visando despertar o interesse dos alunos e facilitar a aprendizagem. O projeto também busca melhorar a qualidade de ensino e o ambiente escolar, disseminando conhecimentos relativos a guavira e outras plantas da região.
Esse projeto, conforme relata a professora Claudia, permitiu que as ações de mídia do Projeto Guavira sejam intensificadas. As ações relacionadas a guavira ocorrem de forma online por meio das mídias sociais, principalmente o Instagram @projetoguavira, e em breve no Youtube. O uso das redes sociais, como meio de divulgação, permitirá alcançar um grande número de pessoas de forma rápida e acessível.
Também foi elaborado um site no qual são postados periodicamente conteúdos relacionados à guavira e outras plantas da região. Para conhecer acesse: www.projetoguavira.com.
Para se inscrever no 6º Seminário Estadual da Guavira acesse: https://link.ufms.br/seminarioguavira2023.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Ato contra PEC da Blindagem leva 41,8 mil pessoas a Copacabana, segundo levantamento da USP
Leia Mais
Pollon e Catan boicotam filiação de Azambuja ao PL e expõem racha interno no partido em MS
Leia Mais
Prefeitos acompanham Azambuja e PL passa a comandar 23 prefeituras em Mato Grosso do Sul
Leia Mais
Com apoio de Valdemar e da família Bolsonaro, Reinaldo Azambuja assume comando do PL em MS
Municípios