Infraestrutura / Meio Ambiente
Hashioka solicita travessias de fauna e pavimentação de rodovias em Jateí e na MS-134
Deputado cobra medidas para segurança viária e preservação ambiental, além de atender demandas por melhorias estruturais em vias rurais do Estado
03/07/2025
13:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Durante a sessão plenária desta quinta-feira (3), o deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) apresentou duas importantes indicações voltadas à infraestrutura e à proteção ambiental em Mato Grosso do Sul. Os pedidos foram direcionados ao secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara de Carvalho, e ao diretor-presidente da Agesul, Mauro Azambuja Rondon Flores.
Atendendo a apelo de moradores da região, Hashioka solicitou, com caráter de urgência, a implantação de travessias seguras para animais silvestres no trecho da MS-134, nas proximidades do Córrego Esperança, entre os municípios de Nova Andradina e Batayporã.
O pedido inclui:
Sinalização específica na rodovia
Construção de passagens subterrâneas ou aéreas para a fauna
Medidas de contenção para evitar atropelamentos
“Essa é uma medida que busca conciliar o desenvolvimento com a proteção ao meio ambiente. É dever do poder público preservar a fauna local e garantir segurança para quem trafega pela região”, afirmou Hashioka, com base no artigo 225 da Constituição Federal.
O trecho da rodovia cruza áreas de rica biodiversidade, sendo comum o registro de atropelamentos de animais silvestres, o que representa risco tanto à vida animal quanto aos condutores.
Na mesma sessão, o deputado também reivindicou a pavimentação de trechos das rodovias MS-283 e MS-145, que passam pelo município de Jateí, atendendo solicitação da prefeita Cileide Cabral, do presidente da Câmara, vereador Robson Carmo Monteiro, da vereadora Laura Medeiros, e demais parlamentares municipais.
Rodovias mencionadas na indicação:
MS-283: trecho entre o Trevo das Sete Placas e o Parque das Várzeas do Rio Ivinhema, em direção a Naviraí (aproximadamente 60 km)
MS-145: trecho de cerca de 12 km entre a interseção com a BR-376 e o distrito de Nova Esperança
Segundo os parlamentares, a falta de asfalto impacta negativamente a logística da região, eleva os custos do escoamento agropecuário e compromete a mobilidade de serviços essenciais, como transporte escolar e ambulâncias.
“Essas rodovias são fundamentais para o desenvolvimento de Jateí e dos municípios vizinhos. A pavimentação vai melhorar a qualidade de vida da população rural e impulsionar a economia local”, destacou Hashioka.
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