Campo Grande (MS), Sábado, 12 de Outubro de 2024

UEMS NA ROTA

Pesquisador da UEMS faz viagem precursora pela Rota Bioceânica

28/09/2023

12:31

ASSECOM

KATIUSCIA FERNANDES

©DIVULGAÇÃO

Até o próximo dia 24, o profº. Dr Ruberval Franco Maciel – Coordenador Geral do Projeto UEMS na Rota Bioceânica/RILA – projeto de pesquisa e extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), estará integrando a expedição que faz a viagem precursora ao longo do trajeto da Rota de Porto Murtinho, cruzando o chaco paraguaio, norte da Argentina, atravessando a Cordilheira dos Andes pelo Paso de Jama com destino aos portos de Iquique e Antofagasta no Chile. Representando o SETLOG MS, participa desta expedição precursora Dorival Oliveira.


Promovida pelo Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Carga do Estado de MS (SETLOG MS), com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, a expedição além de agendar reuniões para a viagem oficial, marcada para o período entre 24 de novembro e 05 de dezembro, também está servindo de base para realizar um levantamento de distâncias para abastecimento, hotéis e restaurantes, situação das estradas e aduanas, etc. 
Ruberval explicou que ao longo do trajeto, serão realizadas reuniões com as autoridades e comunidades locais, detalhando os benefícios que a rota entregaria e o desenvolvimento que seria proporcionado a todos. “No primero dia fomos recepcionados em Porto Murtinho, pelo Prefeito Nelson Cintra, bastante receptivo com a expedição e com quem tratamos sobre a resolução do transporte da travessia de balsa sobre o Rio Paraguai, a autorização para visita as obras da ponte e ainda alguns encaminhamentos com autoridades de Carmelo Peralta”.

Já no segundo dia, após a travessia para o lado paraguaio, e tratativas na Aduana, a equipe saiu rumo à cidade de Loma Plata, num percurso de 270 km de asfalto novo. “ Loma Plata é uma das três colônias menonitas do Chaco no oeste do Paraguai. Neste dia fizemos a nossa primeiro reunião empresarial com a cooperativa Shostizer (menonitas) sobre a recepção da comitiva”, explicou o coordenador do UEMS na Rota.


Nesta quarta-feira, dia 27, terceiro dia de viagem, a equipe fez o percurso entre Loma Plata à Mariscal Estigarribia – 106 km, todo asfaltado, onde segundo o professor está sendo construída uma praça de pedágio. Em seguida, no trajeto de 220 km pela picada 500 (também conhecida como inferno verde), “a estrada apresentava diversas situações com cal, como argila derretida com formação densa de poeira, o que dificulta a visibilidade de buracos na via”, acrescentou Ruberval.

Já nesta quinta-feira, dia 28, a primeira reunião, com autoridades locais, foi na cidade de San Salvador de Jujuy, planejando a volta, na segunda-feira dia 02, quando se reúnem com o setor empresarial, universitário e com a imprensa local.

UEMS na Rota

O UEMS na Rota é hoje o maior projeto de pesquisa e extensão da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), que tem acompanhado a implementação do corredor bioceânico deste do início, e está dividido em oito eixos estratégicos. De forma inovadora e integrada, o projeto busca promover e fomentar o desenvolvimento econômico e social sustentável de pesquisas, extensão e ensino nas mais diversas áreas multidisciplinares dos mais altos graus acadêmicos de especialidades.

Quem quiser conhecer mais sobre o UEMS na Rota pode acessar as redes sociais @uemsnarotabioceanica ou ainda no canal no UEMS na Rota Bioceânica.

RILA

A Rota Integração Latino-Americana – RILA é um projetado executado pelo Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Carga do Estado de MS (SETLOG MS), com o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), e busca concretizar reuniões políticas e técnicas visando a integração regional complementar, logística de transportes, comunicações e serviços com empresários, executivos, entidades públicas e privadas, além de representações consulares no Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Paraguai e Brasil.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: