Campo Grande (MS), Domingo, 19 de Janeiro de 2025

INTERIOR

Homem morre quando carpia lote com temperatura de 37ºC em MS

Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem foi encontrado em um terreno ao lado de sua casa e a suspeita é que ele tenha tido um infarto.

22/09/2023

15:35

G1

Débora Ricalde e José Câmara

A Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Pericia Técnica e uma equipe funerária estiveram no local — Foto: Elenize Oliveira

Um homem, de 54 anos, morreu enquanto carpia um lote em Bataguassu, a 330 km de Campo Grande. Segundo os Bombeiros, eles foram acionados por volta das 13h dessa quinta-feira (21) e encontraram a vítima caída no chão do terreno, já sem vida.

De acordo com o boletim de ocorrência, uma testemunha informou aos bombeiros que o homem estava capinando o terreno quando teve o mal súbito. Naquele horário a temperatura na cidade atingiu os 37ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O corpo foi levado para o Hospital Santa Casa do município, onde foi examinado. Na declaração de óbito, o médico responsável pelo atendimento informou que a causa da morte foi um infarto causado por hipertensão arterial sistemática, ou seja, um aumento abrupto da pressão arterial.

Alerta de perigo

Todas as cidades de Mato Grosso do Sul e municípios estão sob alerta climático de grande perigo emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso é por causa do calorão e das altas temperaturas que estão previstas até o dia 24 deste mês.

Conversamos com cardiologista especialista em arritmia cardíaca, Guilherme Bertão, sobre a importância de se prevenir diante de temperaturas extremas.

"Os extremos de temperaturas, muito baixas ou muito elevadas, principalmente quando a umidade do ar está baixa, podem acabar influenciando no sistema cardiovascular, levando a um infarto ou aumento de pressão arterial", esclareceu o especialista.

Ainda conforme o médico, nesta onda de calor é importante que a população evite se expor ao sol, hidrate-se e também evite atividades físicas nos de maior temperatura.

Saiba como se prevenir:

  • Beba bastante água (cerca de dois litros por dia ou 10 copos de água de 200 ml). Ela hidrata todos os órgãos, inclusive pele e mucosa;
  • Hidrate bem as mucosas com soro fisiológico - pelo menos duas vezes ao dia;
  • Lave os olhos com soro fisiológico ou com colírio de lágrima artificial;
  • Cuidado com bebidas alcoólicas. Elas podem refrescar, mas também desidratam;
  • Mantenha a casa limpa, evitando o acúmulo de poeira;
  • Evite praticar exercícios físicos das 11h às 17h;
  • Proteja-se ao máximo do sol

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: