ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
ALEMS aprova projeto de Neno Razuk que fomenta direitos e oportunidades para jovens do campo
24/08/2023
11:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Foi aprovado em segunda discussão e segue para sanção o projeto de Lei 77/2023 do deputado Neno Razuk (PL) que institui o Plano Estadual de Juventude e Sucessão Rural. Aprovada durante sessão desta quinta-feira (24) na Assembleia Legislativa tem como objetivo orientar, integrar e articular políticas, ações e programas voltados para a garantia dos direitos dos jovens do campo e para a promoção da sucessão rural.
A proposta do deputado tem como objetivo fomentar direitos sociais da juventude do campo, através da assistência técnica e extensão rural, e o associativismo ou cooperativismo. “Com isso vamos impulsionar ainda mais a agricultura familiar e diminuir o êxodo rural, porque o jovem vai conseguir ficar no campo, trabalhando, crescendo economicamente e com isso gerando emprego e renda”.
“É importante garantir os direitos sociais da juventude do campo, acesso a serviços públicos, às atividades produtivas com geração de renda e promoção do desenvolvimento sustentável e solidário, estimulando seu desenvolvimento técnico e profissional, proporcionando a oportunidade daqueles que querem continuar trabalhando no campo conseguirem fazer isso”, defende.
Para o parlamentar, o Plano Estadual de Juventude e Sucessão Rural tem por missão criar condições de garantir aos jovens do campo o acesso à terra e ao território, trabalho, renda, desenvolvimento e formação, educação, qualidade de vida, acesso a políticas públicas, reconhecimento, ampliação e qualificação da participação social e política.
De acordo com a matéria aprovada em plenário, a juventude rural corresponde a jovens da agricultura familiar com idade entre 15 e 29 anos. Já a sucessão rural é definida como a continuidade intergeracional nas famílias de agricultores.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara adota postura cautelosa após STF decretar perda do mandato de Carla Zambelli
Leia Mais
Aliado de Bolsonaro celebra revogação da Lei Magnitsky contra Alexandre de Moraes
Leia Mais
Concurso do TJMS mantém inscrições abertas até janeiro para cartórios em todo o Estado
Leia Mais
Concurso da Caixa atrai cerca de 78 mil candidatos para vagas de nível superior
Municípios