Campo Grande (MS), Terça-feira, 21 de Maio de 2024

AQUIDAUANA 131 ANOS

Aquidauana celebra 131 anos de fundação

De acordo com último censo do IBGE, a cidade possui 46.803 mil habitantes

15/08/2023

07:03

CAMPOGRANDENEWS

CLARA FARIAS

©DIVULGAÇÃO

Na entrada do Pantanal, o município de Aquidauana comemora 131 anos de fundação nesta terça-feira (15). A cidade fica localizada a 141 quilômetros de distância de Campo Grande. De acordo com o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade possui 46.803 mil habitantes.

Ainda segundo IBGE, a cidade possui diversos registros históricos relacionados a povoação da região. Alguns estudiosos definem 1600 como ano em que houve presença de colonizadores na região, e que Ruy Dias de Guzman fundou o povoado de Santiago de Xeres, às margens do Rio Mbotetey. Em 1632, a povoação foi destruída e os moradores seguiram de volta a Assunção e outros se juntaram aos Bandeirantes e se estabeleceram na região de São Paulo.

Em 1776, um segundo momento de colonização às margens do rio, ocorreu quando o explorador João Leme do Prado visitou a região em que a antiga povoação morava. Segundo IBGE, a presença do explorador foi temporária. Mais tarde, em 1892, a região voltou a ser povoada, devido ao local ser propicio para embarcações, e mais próximo de Nioaque e Campo Grande.

A vila foi fundada em 15 de agosto de 1892, em que 40 cidadãos se reuniram na região em que a Praça Nossa Senhora Imaculada Conceição se localiza, para decidir o nome da nova povoação e instituído uma comissão responsável pelas demandas dos novos moradores. A escolha do nome "Aquidauana" aparece em mapas datados do século XVII, e vem do vocabulário dos indígenas Guaicuru. De acordo com a página do município, Rio Aquidauana significa rio estreito.

Trecho do Rio Aquidauana, que leva o nome do município (Foto: Divulgação)
Ainda de acordo com a página, o turismo chegou a região às fazendas pantaneiras, com as gravações da novela Pantanal, no início da década de 1990. O Pantanal de Aquidauana ocupa 4,9% do total da reserva. Na cidade, uma área conhecida como Pantanal da Nhecolândia e Abobral possuem as características da maior planície de inundação contínua do mundo.

Para comemorar o aniversário da cidade, a programação é de Hasteamento dos Pavilhões, na Praça dos Estudantes; Desfile Cívico, Escolar e Militar na Rua 7 de Setembro. Para finalizar a noite, a programação é de Marcha para Jesus às 19h. 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: