CLIMA
Depois de 1 mês sem chuva, tem alerta de tempestade para Campo Grande
O aviso, de cor amarela, de perigo potencial, foi emitido às 8h52 deste sábado
12/08/2023
10:15
CAMPOGRANDENEWS
VIVIANE OLIVEIRA
©DIVULGAÇÃO
Depois de 1 mês de sequidão e calorão em pleno inverno, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) colocou Campo Grande e 60 cidades do interior em alerta de tempestade. O aviso, de cor amarela, de perigo potencial, foi emitido às 8h52 deste sábado (12) e vai até amanhã, às 9h. A última chuva na capital sul-mato-grossense foi registrada no dia 13 de julho.
Segundo o instituto, há previsão de 20 a 50 mm (milímetros) de precipitação em 24 horas, ventos intensos, de 40 a 60 km/h, e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e de alagamentos. Em Mundo Novo, nas últimas 6 horas, choveu 26,8 milímetros.
Para evitar tragédias, em caso de rajadas de vento, o ideal é não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), há probabilidade de ocorrência de chuvas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento devido ao avanço de uma frente fria, aliado a um sistema de baixa pressão no Paraguai.
A frente fria deverá influenciar nas regiões pantaneira (Corumbá e Aquidauana), sudoeste (Porto Murtinho) e sul do Estado (Dourados), com aumento de nebulosidade, chuvas e queda das temperaturas.
Também há alerta de baixa umidade relativa do ar com índices variando entre 30% e 20% nos municípios de Alcinópolis, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes e Sonora. Não há previsão de chuva para essas cidades. A OMS (Organização Mundial da Saúde) adverte que índices de umidade abaixo de 30% já são considerados perigosos para a saúde.
Amanhã, no Dia dos Pais, o tempo volta a ficar estável em grande parte de Mato Grosso do Sul, exceto nas regiões sul-fronteira (Ponta Porã) e conesul (Iguatemi) que há probabilidade para pancadas de chuvas isoladas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula celebra encontro com Trump: “Aquilo que parecia impossível se tornou possível”
Leia Mais
Senado aprova isenção do IR para salários de até R$ 5 mil
Leia Mais
Lula chama PEC da Blindagem de “vergonha nacional” após arquivamento no Senado
Leia Mais
Nelsinho Trad homenageia prefeito de Ribas do Rio Pardo por projeto “Líderes do Amanhã”
Municípios