Campo Grande (MS), Domingo, 28 de Abril de 2024

TURISMO

Estância Mimosa, em Bonito, é referência em conservação e passeios ecológicos

Parceira do Sebrae/MS, por meio do Polo Sebrae de Ecoturismo, fazenda foi o primeiro atrativo do mundo a receber a Certificação Climate Positive

11/08/2023

09:34

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

Com águas cristalinas, cachoeiras e uma biodiversidade rica, a região de Bonito é um verdadeiro paraíso para os amantes de aventura e do ecoturismo e todos os anos atrai turistas de diversas nacionalidades. Em meio à paisagem exuberante, encontra-se a Estância Mimosa, uma fazenda localizada na região rural de Bonito e que oferece uma série de atrações em meio a natureza. Parceira do Sebrae/MS, por meio do Polo Sebrae de Ecoturismo, recentemente o atrativo tornou-se o primeiro do mundo a receber a Certificação Climate Positive.

A Estância Mimosa foi adquirida em 1998, pelo casal Eduardo e Simone Coelho, já com o intuito de preservar a região e promover um turismo ecológico e sustentável, porém foi só um ano depois que ela começou a receber os visitantes. Hoje, o atrativo é administrado pelo grupo Rio da Prata, fundo pela família Coelho, e que também é responsável por outros famosos pontos turísticos da região, como a Lagoa Misteriosa e o Recanto Ecológico Rio da Prata.

Localizada a 24km de Bonito, a Estância tem o objetivo de proporcionar uma verdadeira imersão nas florestas naturais e nos morros da Serra da Bodoquena, oferecendo aos turistas passeio por trilhas e cachoeiras do rio Mimoso, observação de aves e passeio a cavalo, tudo isso seguindo uma série de diretrizes que protegem a biodiversidade do espaço e conservam o cenário encantador. “Além de todas as normas que seguimos, aqui na Estância nós temos a Reserva Particular do Patrimônio Natural, que protege quase 70% da área da fazenda, e isso é muito especial para nós. Nossa fazenda é inteira voltada para a conservação e para o respeito ao meio ambiente”, relata Luiza Coelho, filha dos fundadores do atrativo e atual diretora de Sustentabilidade e Preservação do Grupo Rio da Prata.

Recentemente, a Estância Mimosa tornou-se o primeiro atrativo turístico do mundo a receber a Certificação Climate Positive, concedida pela Organização Internacional Green Initiative, o que demonstra que o empreendimento contribui ativamente para diminuição das mudanças climáticas por preservar e recuperar florestas nativas dentro dos limites do atrativo, que contabilizam mais de 84% da área total da propriedade.

arceira do Sebrae/MS, por meio do Polo Sebrae de Ecoturismo, a fazenda é considerada um negócio de referência e fonte de inspiração para outros empreendedores do ecoturismo, por conseguirem alinhar a prática econômica e a conservação do meio ambiente. “Para os negócios que estão começando agora, a Estância Mimosa é um exemplo muito bom a ser seguido, por isso, oferecemos diversas visitas técnicas na fazenda, para que outros empreendedores possam adotar as práticas nas suas regiões também”, afirma, Télcio Barboza, gestor do Polo Sebrae de Ecoturismo.

Polo Sebrae de Ecoturismo

O Ecoturismo e o Turismo de Natureza constituem oportunidades para o desenvolvimento turístico na maioria dos destinos brasileiros, sendo que os gestores empresariais e do setor público necessitam de orientações que tornar os destinos e negócios mais competitivos e sustentáveis. Neste sentido, o Polo Sebrae de Ecoturismo foi lançado, sendo uma iniciativa do Sebrae/MS para todo o país.

O Polo visa a produção e disseminação de conteúdos para entidades ligadas ao turismo, para que possam compreender e implantar ações de forma prática na sua realidade, contribuindo assim para a construção de bases mais sustentáveis nos destinos turísticos brasileiros. O público-alvo são empreendedores de destinos de Ecoturismo do Brasil; gestores públicos; parceiros institucionais e colaboradores do Sistema Sebrae.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: