Campo Grande (MS), Domingo, 28 de Abril de 2024

SEBRAE

Turismo, comércio e produção rural são foco de programas lançados em Bonito

Programa de Qualificação para o Turismo e Bonito + Agro unem empreendedorismo e sustentabilidade para fortalecer o turismo local

02/08/2023

10:15

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

Bonito recebeu o lançamento de duas iniciativas que unem turismo e sustentabilidade: o Programa de Qualificação para o Turismo, voltado à capacitação do comércio e trade turístico local, com certificação “Carbono Neutro” para empresas interessadas; e o Bonito + Agro, que visa uma produção rural associada ao turismo. As ações foram lançadas nesta terça-feira (1º) no município, e são fruto de parceria entre o Sebrae, Prefeitura de Bonito, via Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Sectur), Sistema Famasul, por meio do Senar, Sindicato Rural de Bonito, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e empresa Ciclo Azul.

O lançamento ocorreu no hotel Promenade, quando reuniu mais de 70 pessoas que encheram o local, como empresários, produtores rurais, lideranças, entre outras. Na ocasião, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, mencionou a referência que o município de Bonito representa enquanto destino de Ecoturismo e a importância do trabalho em conjunto destas novas iniciativas, que contribuirão para um ganho na produção local.

“Trabalhamos no coletivo e unidos é onde a gente consegue melhorar o nosso ambiente, e é isso que está acontecendo aqui. ‘Tiro o meu chapéu’ para todos os produtores rurais e empresários de Bonito, que é referência em Ecoturismo. Quando falamos que temos voucher único, limite de pessoas por passeio, isso ocorre porque protegemos a natureza, e os produtores também. O que nós não tínhamos era escala de produção. E hoje nós vamos ter essa escala de produção, e é isso que precisamos para crescer ainda mais”, enfatizou Bertoni.

A diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, complementa destacando também a construção coletiva dos programas, que vão impactar a economia local. “São ações que construímos com os parceiros locais para fortalecer ainda mais o comércio, o turismo, e trazendo junto também os produtores rurais, para que sua produção atenda à toda essa cadeia. É dessa forma que o Sebrae atua para dinamizar a economia de Bonito, gerando oportunidades para todos”, disse.

Presente no lançamento dos programas, o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, parabenizou as instituições. “Quero parabenizar o Sebrae e as instituições pela parceria com a Prefeitura de Bonito, para fortalecer cada vez mais a nossa economia local. Quem ganha com isso é a sociedade de Bonito”, afirmou. “Estamos trabalhando nesse projeto já há alguns meses, e hoje podemos chegar aqui e consolidar essa parceria. É uma série de qualificações para a nossa comunidade e trade turístico”, complementou a secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Juliane Salvadori.

Em sua fala, o presidente do Sindicato Rural de Bonito, Diego Bieleski, deu detalhes sobre o programa Bonito + Agro. “O programa irá fomentar pequenas produções e grande escala, para que essa produção possa atender à cadeia de turismo de Bonito, que são hotéis e outros empreendimentos. Para o produtor, principalmente na agricultura familiar, isso vai melhorar a renda; e os hotéis terão acesso a produtos frescos, de qualidade, produzidos em Bonito. O agro em Bonito é forte e com isso vamos melhorar a qualidade de vida dessas pessoas que estão lá no campo”, disse.

O evento de lançamento também recebeu o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Gabriel Caldeiron; o presidente da Abrasel – Serra da Bodoquena, Sylvio Trujillo; o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, representantes do legislativo e executivo municipal, entre outras autoridades.

Programa de Qualificação para o Turismo

Parceria entre Sebrae/MS e Prefeitura de Bonito, por meio da Sectur, o programa disponibiliza uma série de capacitações para empresas locais; cursos para o trade turístico e a certificação em carbono neutro por meio da ação “Bonito Carbono Neutro”, para 40 empreendimentos interessados. Ainda como parte do trabalho em conjunto, a Comunidade Distrito Águas do Miranda, a cerca de 70 quilômetros de Bonito, também receberá soluções em empreendedorismo, que são oficinas nas temáticas “Visualizando Meu Negócio no Papel”, por exemplo.

Na parte de capacitações, um dos destaques é a aplicação da metodologia “Turista Especialista”, que mede a experiência do cliente nos empreendimentos do turismo. O programa também irá proporcionar a certificação “Carbono Neutro” para empresas interessadas. Nesta dinâmica, as empresas irão pagar o equivalente aos impactos ambientais que ocasionam – o chamado “Cálculo Pegada Ecológica (UCS)”, valor este que será destinado a uma Unidade de Conservação, como forma de compensação. Além disso, elas receberão consultoria em ESG e Marketing, plano de ação, e por fim, o selo “Tesouro Verde Selo Sustentabilidade”.

Todas as inciativas serão executadas no segundo semestre deste ano. As empresas interessadas podem se inscrever em bit.ly/turismobonito.

Produção associada ao turismo

Resultado de uma parceria entre o Sebrae/MS, Sistema Famasul, por meio do Senar, Sindicato Rural de Bonito, Abrasel e empresa Ciclo Azul, o objetivo do programa “Bonito + Agro” é fomentar a comercialização do que é produzido por 10 pequenos produtores nas áreas de hortifrúti e derivados do leite, para que possam fornecer para a cadeia de turismo de Bonito, além de agregar valor através de ações de sustentabilidade, incentivando ainda a Economia Circular.

O grupo de produtores rurais receberá uma série de capacitações em assuntos como Crédito; Contratos e Conhecimento de Mercado. Ao final do projeto, eles irão participar de uma rodada de negócios e os que executarem todas as etapas também vão receber um selo como reconhecimento. O programa será executado de julho a outubro de 2023.

Para que os empresários do segmento turístico conheçam o que é produzido localmente, durante o lançamento do programa, no hotel Promenade, o público pode conferir uma exposição com hortifrúti variados, rapadura e derivados de leite. O produtor rural Sidney Hammea Viana, de Bonito, foi um dos expositores. Há mais de três anos ele produz hortifrúti e de forma orgânica, e disse que o “Bonito + Agro” veio para apoiar na comercialização.

“Essa parceria é de grande importância porque trouxe uma capacitação técnica para aprimorarmos nossos conhecimentos; e fez uma ponte entre o produtor e o comerciante, facilitando a vida do produtor para produzir melhor, e encontrar uma maneira de escoar essa produção. Temos um produto orgânico certificado, então é uma garantia de um produto de qualidade. A gente visa o consumo e também o cliente”, pontuou.

Mais informações sobre as ações do Sebrae pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Jornal do Estado MS © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: