SEBRAE
Turismo, comércio e produção rural são foco de programas lançados em Bonito
Programa de Qualificação para o Turismo e Bonito + Agro unem empreendedorismo e sustentabilidade para fortalecer o turismo local
02/08/2023
10:15
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Bonito recebeu o lançamento de duas iniciativas que unem turismo e sustentabilidade: o Programa de Qualificação para o Turismo, voltado à capacitação do comércio e trade turístico local, com certificação “Carbono Neutro” para empresas interessadas; e o Bonito + Agro, que visa uma produção rural associada ao turismo. As ações foram lançadas nesta terça-feira (1º) no município, e são fruto de parceria entre o Sebrae, Prefeitura de Bonito, via Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio (Sectur), Sistema Famasul, por meio do Senar, Sindicato Rural de Bonito, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e empresa Ciclo Azul.
O lançamento ocorreu no hotel Promenade, quando reuniu mais de 70 pessoas que encheram o local, como empresários, produtores rurais, lideranças, entre outras. Na ocasião, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni, mencionou a referência que o município de Bonito representa enquanto destino de Ecoturismo e a importância do trabalho em conjunto destas novas iniciativas, que contribuirão para um ganho na produção local.
“Trabalhamos no coletivo e unidos é onde a gente consegue melhorar o nosso ambiente, e é isso que está acontecendo aqui. ‘Tiro o meu chapéu’ para todos os produtores rurais e empresários de Bonito, que é referência em Ecoturismo. Quando falamos que temos voucher único, limite de pessoas por passeio, isso ocorre porque protegemos a natureza, e os produtores também. O que nós não tínhamos era escala de produção. E hoje nós vamos ter essa escala de produção, e é isso que precisamos para crescer ainda mais”, enfatizou Bertoni.
A diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, complementa destacando também a construção coletiva dos programas, que vão impactar a economia local. “São ações que construímos com os parceiros locais para fortalecer ainda mais o comércio, o turismo, e trazendo junto também os produtores rurais, para que sua produção atenda à toda essa cadeia. É dessa forma que o Sebrae atua para dinamizar a economia de Bonito, gerando oportunidades para todos”, disse.
Presente no lançamento dos programas, o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, parabenizou as instituições. “Quero parabenizar o Sebrae e as instituições pela parceria com a Prefeitura de Bonito, para fortalecer cada vez mais a nossa economia local. Quem ganha com isso é a sociedade de Bonito”, afirmou. “Estamos trabalhando nesse projeto já há alguns meses, e hoje podemos chegar aqui e consolidar essa parceria. É uma série de qualificações para a nossa comunidade e trade turístico”, complementou a secretária de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito, Juliane Salvadori.
Em sua fala, o presidente do Sindicato Rural de Bonito, Diego Bieleski, deu detalhes sobre o programa Bonito + Agro. “O programa irá fomentar pequenas produções e grande escala, para que essa produção possa atender à cadeia de turismo de Bonito, que são hotéis e outros empreendimentos. Para o produtor, principalmente na agricultura familiar, isso vai melhorar a renda; e os hotéis terão acesso a produtos frescos, de qualidade, produzidos em Bonito. O agro em Bonito é forte e com isso vamos melhorar a qualidade de vida dessas pessoas que estão lá no campo”, disse.
O evento de lançamento também recebeu o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Gabriel Caldeiron; o presidente da Abrasel – Serra da Bodoquena, Sylvio Trujillo; o diretor de Operações do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, representantes do legislativo e executivo municipal, entre outras autoridades.
Programa de Qualificação para o Turismo
Parceria entre Sebrae/MS e Prefeitura de Bonito, por meio da Sectur, o programa disponibiliza uma série de capacitações para empresas locais; cursos para o trade turístico e a certificação em carbono neutro por meio da ação “Bonito Carbono Neutro”, para 40 empreendimentos interessados. Ainda como parte do trabalho em conjunto, a Comunidade Distrito Águas do Miranda, a cerca de 70 quilômetros de Bonito, também receberá soluções em empreendedorismo, que são oficinas nas temáticas “Visualizando Meu Negócio no Papel”, por exemplo.
Na parte de capacitações, um dos destaques é a aplicação da metodologia “Turista Especialista”, que mede a experiência do cliente nos empreendimentos do turismo. O programa também irá proporcionar a certificação “Carbono Neutro” para empresas interessadas. Nesta dinâmica, as empresas irão pagar o equivalente aos impactos ambientais que ocasionam – o chamado “Cálculo Pegada Ecológica (UCS)”, valor este que será destinado a uma Unidade de Conservação, como forma de compensação. Além disso, elas receberão consultoria em ESG e Marketing, plano de ação, e por fim, o selo “Tesouro Verde Selo Sustentabilidade”.
Todas as inciativas serão executadas no segundo semestre deste ano. As empresas interessadas podem se inscrever em bit.ly/turismobonito.
Produção associada ao turismo
Resultado de uma parceria entre o Sebrae/MS, Sistema Famasul, por meio do Senar, Sindicato Rural de Bonito, Abrasel e empresa Ciclo Azul, o objetivo do programa “Bonito + Agro” é fomentar a comercialização do que é produzido por 10 pequenos produtores nas áreas de hortifrúti e derivados do leite, para que possam fornecer para a cadeia de turismo de Bonito, além de agregar valor através de ações de sustentabilidade, incentivando ainda a Economia Circular.
O grupo de produtores rurais receberá uma série de capacitações em assuntos como Crédito; Contratos e Conhecimento de Mercado. Ao final do projeto, eles irão participar de uma rodada de negócios e os que executarem todas as etapas também vão receber um selo como reconhecimento. O programa será executado de julho a outubro de 2023.
Para que os empresários do segmento turístico conheçam o que é produzido localmente, durante o lançamento do programa, no hotel Promenade, o público pode conferir uma exposição com hortifrúti variados, rapadura e derivados de leite. O produtor rural Sidney Hammea Viana, de Bonito, foi um dos expositores. Há mais de três anos ele produz hortifrúti e de forma orgânica, e disse que o “Bonito + Agro” veio para apoiar na comercialização.
“Essa parceria é de grande importância porque trouxe uma capacitação técnica para aprimorarmos nossos conhecimentos; e fez uma ponte entre o produtor e o comerciante, facilitando a vida do produtor para produzir melhor, e encontrar uma maneira de escoar essa produção. Temos um produto orgânico certificado, então é uma garantia de um produto de qualidade. A gente visa o consumo e também o cliente”, pontuou.
Mais informações sobre as ações do Sebrae pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Deputado Vander Loubet lança projetos estratégicos com mais de R$ 25 milhões em investimentos na UFMS
Leia Mais
Suzano abre processos seletivos em Brasilândia, Ribas do Rio Pardo e Três Lagoas com vagas para diversas áreas
Leia Mais
Marfrig abre vagas de emprego para unidade de Bataguassu com inscrições até 30 de abril
Leia Mais
Gerson Claro ganha força como nome de Tereza Cristina para o Senado em 2026
Municípios