CAMPO GRANDE 40°
Agosto inicia com maior temperatura do inverno, chegando a 38° C em Campo Grande
A partir de quinta-feira, temperaturas começam a se elevar na região central do Estado ultrapassando os 35° C
30/07/2023
17:05
CE
EVELYN THAMARIS
©FRANCISCO BRITTO
Com mais de 30 dias de inverno, a estação tem registrado dias quentes em Mato Grosso do Sul, com médias elevadas acima da esperada para o período. Neste domingo (30), os termômetros chegaram aos 31° C em Campo Grande, amostra do que vem na primeira semana de agosto, onde as temperaturas devem chegar aos 38° C, conforme indica previsão do Climatempo, se consolidando como maior temperatura desta estação até o momento.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta para a manutenção das condições devido à permanência de massas de ar seco e quente, favorecendo a ocorrência de queimadas e incêndios florestais, ações que se tornaram recorrente nas últimas semanas na Capital.
Contribuindo também para a elevação das temperaturas em grande parte do Estado, o centro meteorológico destaca um inverno ainda mais seco do que o habitual, uma vez que as condições chuvosas também se encontram abaixo da média histórica. “A tendência é de diminuição da umidade relativa do ar nos próximos meses, com valores diários que podem ficar abaixo de 30% e picos mínimos abaixo de 20%”, frisa o prognóstico meteorológico do Inmet.
Semana
Iniciando na próxima terça-feira (1º), o oitavo mês do ano chega para aquecer ainda mais o inverno sul-mato-grossense, que de acordo com o Climatempo, terá a partir de quarta-feira (2) máximas a partir de 33° C, em Campo Grande. Em elevação, na quinta-feira (3), a temperatura máxima sobe em 1° C, com céu limpo sem possibilidade de chuva, a sensação térmica se aproxima dos 38° C, confirmando que o inverno deste ano não está para casacos e cobertores.
O sábado (5) terá mínima de 22° C e a maior temperatura do inverno 2023 da Capital, com os termômetros marcando 38° C de máxima e sensação térmica de 40° C. A recomendação dos profissionais de saúde é ingestão de líquidos em abundância e evitar atividades físicas em períodos em que o sol esteja mais intenso.
Segunda maior cidade do Estado, Dourados registra mínima de 17° C na segunda-feira (31) e máxima de 31° C. Com temperatura em elevação ao longo da semana, a terça-feira (1º) se repete a previsão, sem possibilidade de chuva.
Contudo, a partir de quarta-feira (2), os termômetros registram aumento nas médias, com mínima de 18° C e máxima de 33° C. No fim de semana as condições climáticas se acentuam e com o calor batendo os 37° C no próximo sábado e domingo.
Na região pantaneira o clima não é diferente, a onda de calor se espalha por Corumbá, com a segunda-feira (31) e terça-feira (1º), registrando temperaturas entre 17° C e 31° C ao longo do dia, conforme indica o Climatempo.
Na quarta-feira (2), as marcas se elevam oscilando entre 18° C e 33° C, subindo 1° C tanto para a miníma como para a máxima. O fim de semana terá máxima de 37° C e minímas entre 19° C e 20° C.
Em Três Lagoas, a segunda e terça-feira será de sol o dia todo, sem possibilidade de chuva, com a temperatura girando entre 17° C e 31° C. A quarta apresenta elevação nas médias, com a previsão apontando mínima de 18° C e máxima de 33° C. Sexta, sábado e domingo seguem tendência de aumento nas temperaturas e calor será de 37°C de máxima.
Recorde de temperatura
Ao cruzar dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a variação de temperatura chega a 4ºC com base de dados de entre e 2023 para Campo Grande. Em Corumbá, Capital do Pantanal, a elevação na temperatura se eleva ainda mais, no mesmo período, subindo para 7°C. Entre 1931 e 1960, em Campo Grande, julho teve temperatura máxima média de 27ºC, enquanto entre 1961 e 1990 foi de 28,1ºC.
Na sexta-feira (24), por exemplo, termômetros marcaram máxima de 31ºC. Já em Corumbá, em julho, de 1931 a 1960, a temperatura máxima média foi de 28ºC, contra 26,9º entre 1961 e 1990 na última semana a máxima atingiu 35ºC.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula celebra encontro com Trump: “Aquilo que parecia impossível se tornou possível”
Leia Mais
Senado aprova isenção do IR para salários de até R$ 5 mil
Leia Mais
Lula chama PEC da Blindagem de “vergonha nacional” após arquivamento no Senado
Leia Mais
Nelsinho Trad homenageia prefeito de Ribas do Rio Pardo por projeto “Líderes do Amanhã”
Municípios