ECONOMIA
Dia dos Pais deve movimentar R$ 360 milhões no comércio de MS; 41% a mais que 2022
18/07/2023
09:00
ASSECOM
@PAULOFRANCIS/CGNEWS
Os sul-mato-grossenses estão otimistas para o Dia dos Pais deste ano, a ser comemorado no segundo domingo de agosto (13). Segundo a pesquisa de Intenções de Compras e Comemorações para o período, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio (IPF/MS), em parceria com o Sebrae/MS, o comércio do Estado deve receber o aporte de R$ 360,66 milhões. O valor é 41% maior do que no ano passado, quando foram injetados R$ 256,68 milhões.
A pesquisa aponta que aumentou tanto o percentual de consumidores que pretendem comprar presentes quanto os que vão comemorar a data. A maioria dos entrevistados disse que pretende celebrar o Dia dos Pais (68,20%), número também considerável dos que vão presentear (51,54%). Do montante a ser movimentado com o Dia dos Pais, R$ 158,5 milhões são em presentes e R$ 202,2 milhões em comemorações.
"Dada a expectativa positiva de movimentação nessa data, o empresário tem a oportunidade de aumentar o seu faturamento. Algumas dicas para o empresário aproveitar o Dia dos Pais são: trabalhar na organização da sua loja, tanto na ambientação referente à uma decoração temática, quanto na organização do espaço, pois isso geralmente contribui para o aumento de vendas; flexibilizar as formas de pagamento, disponibilizando diversas opções como o parcelamento no cartão de crédito, o Pix, e o famoso desconto nos pagamentos à vista; oferecer produtos de boa qualidade, é um fator sempre importante para os clientes; e, por fim, manter contato recorrente com os clientes, usando as redes sociais para se conectar e garantir novos negócios", afirma Paulo Maciel, analista-técnico do Sebrae/MS.
Roupas (44,07%), perfumes (23,41%) e calçados (21,55%) aparecem no topo dos presentes preferidos pelos compradores. Na hora da compra, a qualidade do produto (50,64%) será o diferencial para a escolha, seguido da escolha do pai (28,21%) e do produto que viu na vitrine (12,24%). O pagamento à vista com desconto e o parcelamento no crédito serão os principais atrativos.
“São números importantes e que balizam tomadas de decisão por parte do empresário. Por exemplo, quando perguntado ao consumidor quais elementos que podem definir as compras, o preço aparece reforçando a necessidade de uma estratégia de divulgação das promoções, assim como a escolha por produtos expostos na vitrine. Eles precisam ser atrativos, relacionados à data”, afirma a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira.
O levantamento foi realizado com 1.981 pessoas em sete municípios de Mato Grosso do Sul (Campo Grande, Corumbá/Ladário, Coxim, Bonito, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas) entre os dias 21 e 28 de junho.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Prefeitura de Três Lagoas inicia entrega de mais de 4,5 mil Cestas de Natal para famílias em vulnerabilidade
Leia Mais
3º Leilão Direito de Viver arrecada R$ 2 milhões e emociona público em Campo Grande
Leia Mais
Semana começa com obras de ampliação e conservação na BR-163/MS; veja os trechos com intervenções
Leia Mais
Gilmar Mendes vota pela inconstitucionalidade do marco temporal para terras indígenas
Municípios