TCE-MS
Tribunal de Contas assina acordo de cooperação para desenvolvimento de Programa pela Primeira Infância
27/06/2023
11:45
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
Foram assinados na manhã desta terça-feira, 27 de junho, os Acordos de Cooperação celebrados pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul com o Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública do Estado para o desenvolvimento do Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância”, instituído pela Resolução TCE/MS nº185, de 19 de abril de 2023.
Os acordos foram assinados pelo presidente do TCE-MS, conselheiro Jerson Domingos, o presidente do TJMS, desembargador Sérgio Martins, o procurador-geral de justiça do MPMS, Alexandre Magno Benites Lacerda, e pelo defensor público-geral do Estado, Pedro Paulo Gasparini.
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Sérgio Martins, afirmou que “o TJ se sente feliz em participar dessa iniciativa do Tribunal de Contas, de valorizar e de cuidar da primeira infância. Nós temos responsabilidade com a sociedade em geral, mas em particular com as nossas crianças, com aqueles que estão iniciando a vida. Então estamos empenhados e vamos participar naquilo que for possível, dando ao TCE o suporte na área do judiciário para que ele possa desenvolver a contento esse trabalho”.
O defensor público-geral de MS, Pedro Paulo Gasparini, ressaltou a importância dessa parceria entre os Poderes. “Essa parceria vem reforçar a atuação da Defensoria em prol das questões da infância e juventude. A Defensoria firma essa parceria para auxilia na prestação do serviço voltado à primeira infância porque sabemos que a articulação dos Poderes, das instituições voltadas a esse olhar cuidadoso vai tirar as crianças e adolescentes desse ciclo de violência”.
O Programa tem por objetivo geral contribuir, com absoluta prioridade, para a efetiva concretização em Mato Grosso do Sul dos direitos das crianças de zero a seis anos, de modo a fortalecer e consolidar o Marco Legal pela Primeira Infância e o Pacto Nacional pela Primeira Infância.
O acordo prevê a promoção de ações conjuntas ou integradas para a disseminação de boas práticas; capacitação de servidores; promoção de eventos; fomento a criação de Comitês; orientação de gestores públicos para inclusão da primeira infância no planejamento orçamentário; celebração de convênios; apoio e elaboração dos planos da primeira infância na esfera estadual e municipal e premiação das boas práticas e iniciativas nos Municípios e Estado, além da publicidade dos resultados das ações.
Ao final da assinatura do acordo de cooperação, o Procurador-geral de justiça do MPMS, Alexandre Magno Lacerda, destacou a relevância desse olhar plural sobre os problemas que atingem a infância. “Quando debatemos a questão das crianças, da escola, não só a qualidade do prédio público da escola, mas também a busca ativa, que ela se integre a comunidade, é que realmente vamos descobrir qual é o problema, o que está acontecendo para essa criança não estar na escola, qual a qualidade do ensino que ela está recebendo. Aí sim estamos mudando o futuro do País, sem atuar nesse sentido não mudamos nada”.
Todos os órgãos, que firmaram o acordo, indicarão membros para o Comitê Intersetorial de Trabalho e acompanharão a execução do acordo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Nova regra da CNH altera limite de pontos e pode reduzir teto para 20 em caso de infrações gravíssimas
Leia Mais
Mamonas Assassinas terão restos mortais exumados após 30 anos
Leia Mais
Defesa de Bolsonaro solicita autorização para tratamento com Estímulo Elétrico Craniano
Leia Mais
Brasil e Índia assinam primeiro memorando bilateral sobre terras raras e minerais críticos
Municípios