ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Lei: Regulamentada organização das Ceasa em MS para incentivar agricultura familiar
De autoria do deputado Neno Razuk, a nova norma visa aumentar a oferta de espaço para a agricultura familiar
14/06/2023
07:18
HELOÍSE GIMENES
©DIVULGAÇÃO
A organização e o funcionamento das Centrais de Abastecimento Administradas de Mato Grosso do Sul (Ceasa-MS) passam a ser regulamentadas pela Lei 6.073 de 2022, de autoria do deputado Neno Razuk (PL), publicada no Diário Oficial do Estado de segunda-feira (12). A nova norma visa aumentar a oferta de espaço para a agricultura familiar e observar o livre exercício da atividade econômica.
“A organização e o funcionamento das centrais de abastecimento e dos mercados destinados a orientar e a disciplinar a distribuição e a comercialização de hortifrutigranjeiros e outros produtos alimentícios, administrados pelas Centrais de Abastecimento Administradas do Estado de Mato Grosso do Sul, regulamenta-se por esta Lei e pelo Regulamento de Mercado”, diz o texto do artigo 1º da norma.
Para os efeitos da lei, consideram-se centrais de abastecimento e mercados os espaços físicos denominados boxes e outros, destinados à atividade econômica de distribuição e comercialização de hortifrutigranjeiros e outros produtos alimentícios.
Na comercialização de hortifrutigranjeiros serão respeitados os princípios da livre concorrência e do livre exercício de atividade econômica, nos termos do artigo 170 da Constituição Federal. A ocupação de boxes e demais espaços físicos da Ceasa/MS por particulares será regulamentada pelo Poder Executivo, atendidos os princípios constitucionais da impessoalidade, da moralidade, da eficiência e da economicidade.
Veto Parcial
O governador Eduardo Riedel vetou o artigo 6º, que revogava o Decreto 339 de 1979, pois “acaba o Poder Legislativo por invadir a competência privativa do Poder Executivo Estadual, de expedir decretos como ato normativo regulamentador”.
Segundo o governador, tanto na edição quanto na revogação de decreto devem ser observadas as regras constitucionais de competência.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Moraes determina que Ministério da Justiça formalize pedido de extradição de Alexandre Ramagem aos EUA
Leia Mais
Feira Central de Campo Grande terá funcionamento especial no fim de ano com programação natalina
Leia Mais
Erro em site e aplicativo do IPTU leva Prefeitura a retirar plataformas do ar em Campo Grande
Leia Mais
Inscrições para processo seletivo da Educação em Três Lagoas seguem até 29 de dezembro
Municípios