MEIO AMBIENTE
TCE-MS intensifica ações de sustentabilidade
07/06/2023
14:00
ASSECOM
Na semana em que comemoramos o Dia Mundial do Meio-Ambiente, o Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul apresenta as metas de redução de consumo, estabelecidas para serem atingidas ao longo do ano de 2023. A definição teve como base o trabalho de diagnóstico dos impactos que o TCE-MS gera com sua atividade, realizado pela comissão da A3P.
A meta é reduzir em 15% o consumo de energia, 5% o consumo de papel e copo plástico, dentre outras. Para alcançar as metas estabelecidas, a comissão da A3P tem realizado um trabalho de conscientização no TCE-MS. O resultado das ações desenvolvidas será consolidado em um relatório anual, sempre no mês de março.
Paralelo a isso, a Corte de Contas também está trabalhando em um Plano de Gestão Sócio- Ambiental, que contemplará inclusive a questão das compras sustentáveis. A integrante da comissão da A3P, Márcia Pereira da Mata, destaca que “essas aquisições são respaldadas pela nova lei de licitações e representam uma oportunidade de alinhar os interesses do setor público com a preservação do meio ambiente, o desenvolvimento social e a busca por soluções mais eficientes e responsáveis.”
A revisão do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do TCE-MS é a próxima ação a ser realizada, começando pela atualização da gravimetria. Yasmin Yoshimoto, também membro da comissão da A3P, explica que “a partir da análise gravimétrica, é possível obter informações precisas sobre a composição dos resíduos, identificando quais tipos de materiais estão presentes em maior ou menor quantidade. Isso permitirá direcionar estratégias de gestão adequadas junto aos servidores.”
Entenda o que é a A3P
O programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) foi criado pelo Ministério do Meio Ambiente com o objetivo de promover e incentivar as instituições públicas no país a adotarem e implantarem ações na área de responsabilidade socioambiental em suas atividades internas e externas.
É uma iniciativa voluntária e que demanda engajamento pessoal e coletivo. As instituições e seus funcionários são incentivados a adotar ações sustentáveis no ambiente de trabalho, desde pequenas mudanças de hábito, até atitudes que geram economia, com base em cinco eixos temáticos: uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação e licitações sustentáveis.
No TCE-MS foram estabelecidas duas comissões de trabalho: A Comissão Gestora de Implementação da A3P , responsável por formular e definir diretrizes e estabelecer metas, além de elaborar normas, monitorar desempenho e divulgar informações e dados para os servidores sobre a operacionalização de ações da Agenda, entre outras coisas; e a Comissão Executiva dos Trabalhos, responsável por realizar o diagnóstico socioambiental, elaborar plano de gestão, realizar avaliações periódicas e manter atualizados os dados junto ao sistema de monitoramento da A3P.
Fazem parte dessas comissões os servidores : Patrícia Mattos Duarte, Diogo Martins, Yasmin Yoshimoto, Márcia da Mata, Tays Manfrin, Vinícius da Silva, Fernanda Ferreira, Fernando Laranjeira, Carla Barbosires, Carlos Alberto Negreiros e Ruhan Lima.
Principais ações de sustentabilidade no TCE-MS
O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul não tem medido esforços para estabelecer uma nova cultura gerencial com redução de gastos (papel, energia e água) pautada na eficiência e sustentabilidade. Nesse sentido tem buscado alternativas e tecnologias sustentáveis para transformar as instalações do TCE-MS e torná-la referência para a sociedade, com iniciativas para fomentar e estimular ações que resultem no uso racional dos recursos naturais e de ações ambientalmente corretas e sustentáveis.
E para isso já substituiu todas as lâmpadas tradicionais por led, trocou o mecanismo de acionamentos das pias e descargas dos vasos sanitários, distribuição de copos e xícaras reutilizáveis, separação da borra do café para serem usadas na jardinagem, plantio de árvores no estacionamento, e a implantação do sistema de geração de energia solar, reduzindo o consumo e a despesa com energia elétrica.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Nova regra da CNH altera limite de pontos e pode reduzir teto para 20 em caso de infrações gravíssimas
Leia Mais
Mamonas Assassinas terão restos mortais exumados após 30 anos
Leia Mais
Defesa de Bolsonaro solicita autorização para tratamento com Estímulo Elétrico Craniano
Leia Mais
Brasil e Índia assinam primeiro memorando bilateral sobre terras raras e minerais críticos
Municípios