RIBAS DO RIO PARDO
Secretaria de Educação reúne centenas de estudantes e realiza caminhada pela cultura da paz
O ato é uma resposta ao terrorismo que assola o País nas redes sociais com ameaças à paz nas escolas
13/04/2023
16:00
ASSECOJM
Estudantes pedem paz nas escolas
Com o lema “Bendita seja as mãos que conduzem a bandeira da paz”, centenas de estudantes das escolas municipais e estaduais de Ribas do Rio Pardo participaram, na manhã desta quinta-feira (13), de uma caminhada – promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SED) – pela cultura da paz. A atitude, que contou com o apoio do prefeito João Alfredo Danieze, é o início de uma campanha pela paz nas escolas.
Para o prefeito João Alfredo, todos os esforços para combater essa onda de terrorismo nas escolas que assola o País serão feitos. O prefeito lembrou que, antes mesmo de o governador Eduardo Riedel anunciar o pacote antiviolência nas escolas – que contará com ronda policial, monitoramento por câmeras e botão de alarme do pânico – diretores e professores das escolas rio-pardenses já haviam se reunido no plenário da Câmara Municipal de Vereadores para traçar um plano de ação. “Já começamos a agir e também receberemos ajuda do governo do Estado neste assunto delicado e completo que precisa ser resolvido”, disse João Alfredo Danieze.
A caminhada começou na avenida Nelson Lyrio – no local onde é realizada a feira nos finais de semana – e seguiu pela avenida Aureliano Moura Brandão até o cruzamento com a avenida Jesuíno Álvares de Barros. De lá retornou ao local de partida. Além de estudantes, o secretário municipal de Educação Nizael Almeida, diretores, coordenadores e professores participaram da caminhada, que foi marcada pelo clima de tranquilidade e com a maioria trajando camisas brancas, simbolizando a paz.
O secretário municipal de Educação, Nizael Almeida, informou que além do movimento pela paz nas escolas um amplo trabalho pedagógico será feito. “A função social da escola é formar cidadãos e as decisões nesta área são todas tomada de maneira democrática – são decisões colegiadas”, frisou Nizael Almeida. Ele disse, ainda, que essas ações têm o intuito de promover um ambiente de respeito e que as diferenças não podem ser alvo de exclusão, desrespeito e nem violência. “Valores como respeito, educação, ética, convivência, diálogo e cooperação são muito importantes para a vida em sociedade”, acrescentou o secretário.
Diante dos acontecimentos recentes em nosso município, o secretário – em parceria com os professores – elencaram a caminhada intitulada “Educação pela Cultura da Paz” como primeira atividade. Após a caminhada, será dado continuidade a manutenção pela cultura da paz nas escolas. Além disso, com o apoio do atendimento técnico da psicóloga e assistente social da educação, será realizada a conscientização de profissionais, alunos e famílias, de acordo com organização prévia da equipe técnica e gestores escolares.
Dentre as ações está prevista a distribuição de folders informativos com os seguintes direcionamentos a comunidade escolar: Conceituar de forma simples violência e a importância da educação nesse contexto; Informar como em situações de comoção geral, algumas pessoas se valem do momento para gerar pânico com postagens falsas; Informar como encaminhar denúncias; Ressaltar a importância do diálogo com as crianças e como isso ajuda a prevenir situações de violência.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Deputado Hashioka solicita reforma completa da Escola Estadual Professor Luiz Carlos Sampaio em Nova Casa Verde
Leia Mais
Corrida dos Poderes será lançada no dia 28 em Campo Grande com palestra de Yeltsin Jacques
Leia Mais
Casa Rosa promove Mutirão de Saúde do Homem e da Mulher neste sábado em Campo Grande
Leia Mais
Fábio Trad oficializa filiação ao PT em Brasília ao lado de lideranças nacionais e estaduais
Municípios