BONITO
Juventude do Águas do Miranda participa de curso de observação de aves e cria clube de observadores
Prefeitura Municipal de Bonito e Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio realizam qualificação em turismo de observação de aves no Distrito Águas do Miranda que cria o Clube de Observadores de Aves Águas do Miranda e Região.
20/03/2023
09:55
ASSECOM
Entre os dias 08 e 10 de março foi realizado o curso de Formação em Condução de Observação de Aves com a juventude do Distrito Águas do Miranda. A turma contou com 18 alunos, entre estudantes e jovens da comunidade, que durante os três dias receberam aulas teóricas e práticas sobre observação de aves, técnicas de identificação e conhecimento sobre o turismo para este segmento no Brasil.
O curso também contemplou o uso de importantes ferramentas de ciência cidadã como wikiaves, eBird e Merlin e o aproveitamento foi tão significativo que ao final da formação, os cursistas decidiram criar o Clube de Observadores de Aves da Comunidade Águas do Miranda e Região, com o objetivo de manter a coesão, estimular a prática da observação de aves, do turismo de observação da vida silvestre, turismo responsável e sustentável.
O curso faz parte do Programa de Qualificação do Turismo que fortalece o Turismo Responsável e Sustentável desenvolvido pela Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito em parceria com o Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo.
O prefeito Josmail Rodrigues ficou surpreendido com os resultados obtidos e ressaltou o compromisso que a gestão possui com as políticas públicas oferecendo sempre novas oportunidades para a comunidade. “Muito importante ver o envolvimento da juventude nos cursos. Eles podem tirar muito proveito das aulas e por meio delas, criar novas oportunidades, até mesmo no mercado de trabalho”, disse.
A secretária de Turismo, Juliana Ferreira Salvadori, salientou a importância do Programa de Qualificação do Turismo em poder de transformação na vida das pessoas: “É gratificante ver o encantamento com a observação de aves desses jovens após a conclusão desse curso, pela motivação na continuidade e pelo crescimento profissional pela criação do Clube de Observadores de Aves na comunidade Águas de Miranda” completou.
Para a instrutora Maristela Benites poder compartilhar conhecimento e disseminar o respeito, o amor e a solidariedade com a natureza são valores especiais para o Instituto Mamede. “E foi assim nesse encontro com os jovens da Comunidade Águas do Miranda. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer mais a fundo as espécies localmente ocorrentes e “experienciar” a observação de aves durante as passarinhadas. Além disso, puderam conhecer como é a profissão de condutores em observação de aves. Para quem está em contato direto com o rio e a natureza de forma geral, como é o caso dessa comunidade, fazer a ponte com o turismo de vida silvestre e a sustentabilidade territorial tem distância de um passo. E ele foi dado! Agradecer e esperançar são atitudes que nos movem e nos impulsionam depois desse curso incrível. Parabéns a Prefeitura e Sectur por essa iniciativa e ações visionárias!”, finalizou.
Já a professora Simone Mamede aborda que a parceria entre a Prefeitura de Bonito por intermédio da Secretaria e o Instituto Mamede de Pesquisa Ambiental e Ecoturismo, incentiva a cultura da observação de aves, assim como promove a Educação Ambiental e o Turismo Responsável e Sustentável. O curso de condução em observação de aves realizado no Distrito Águas do Miranda é um exemplo disso: “Mais de 15 jovens participantes e envolvidos, os quais criaram o Clube de Observadores de Aves da comunidade e pretendem promover saídas pra observação de aves e estimular o turismo de observação da vida silvestre.”
Veja os depoimentos dos alunos:
O curso foi muito legal, amei. Hoje pela primeira vez avistei o saí-azul e o beija-flor rabo-branco-acanelado, conheci muitas coisas, me diverti um monte. E lógico que aprendi com elas também. Voltem sempre, Simone e Maristela. Por: Ducarmem Goulart da Silva Sousa.
O curso foi incrível, maravilhoso, adorei participar, aprendi muito a identificar vários pássaros. Me diverti e aprendi muito com as professoras Simone e Maristela. Foi incrível essa experiência nova. Adorei. Por: Amanda Martins Calves.
O que posso dizer desse curso? Bom, ele me proporcionou momentos únicos, conhecimento que vou levar pra vida toda. Aprendi várias coisas, muito obrigada professoras Maristela e Simone. Por: Jocimara Ferreira da Silva.
Eu gostei muito do curso, aprendi muito sobre as aves e contemplei sua beleza. Projetos de educação ambiental como esse são importantes para mostrar para as pessoas a beleza e importância da natureza e dos outros seres vivos com os quais dividimos esse planeta. Sou muito grato por ter tido essa experiência. Por: Eduardo Gaudiozo de Oliveira.
Eu gostei muito do curso sobre aves. Foi maravilhoso, uma sensação incrível. Me proporcionou momentos como nunca tinha acontecido. Inesquecível, aprendi várias coisas sobre aves e como elas são lindas. Foi muito importante esses dias com todos vocês. Muito obrigada, professoras Maristela e Simone. Por: Arielly Andochia.
Eu gostei muito. Foi muito interessante. Aprendi novas coisas em apenas 3 dias. Pra mim, em nossa comunidade não tinha tantas espécies de aves como tem e eu estou pronta pra viajar o mundo conhecendo novas espécies de aves. Pra mim foi uma chance de eu descobrir coisas novas na minha vida e foi um prazer passarinhar com vocês. Muito obrigada a vocês professoras e alunos que me ajudaram bastante a descobrir mais coisas sobre aves. É tanta coisa legal, interessante que ainda tive oportunidade de ganhar um livro (Aves do Pantanal). Eu quero ir fundo na vida dos pássaros e cada vez que eu ver um passarinho vou lembrar de vocês e o que vocês me ensinaram. Muito obrigada a todos. Por: Thais Mayara Silva Santos.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Celso Abrantes é eleito prefeito de Bandeirantes (MS) com 53,9% dos votos válidos
Leia Mais
IBGE prorroga inscrições para estágio com 11 vagas em Campo Grande
Leia Mais
Zambelli quer acareação com Delgatti, mas só aceita se for por videoconferência
Leia Mais
Escolha de novos dirigentes do PT deve fortalecer base no MS e ampliar protagonismo nacional
Municípios