ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Deputado Pedro Kemp pede providências para disponibilização de vagas escolares na rede pública
14/02/2023
10:40
FERNANDA KINTSCHNER
©ARQUIVO
O deputado Pedro Kemp (PT) usou a tribuna para denunciar a falta de vagas no Ensino Fundamental e na Educação Infantil e pedir providências do Poder Público para o cumprimento da Constituição Federal. Segundo ele, a Defensoria Pública já está preparando ações para o pedido de vagas a quem está em busca.
“Nós assistimos pela imprensa que 877 famílias estão procurando a Defensoria, porque não conseguem encontrar vagas. Quando fui secretário de Educação, no governo Zeca do PT, implantamos a telematrícula, com tudo informatizado. Assim, as famílias deixaram de dormir na porta das escolas, passaram a fazer pela internet e ter a garantia de vagas. Universalizamos o acesso das crianças ao Ensino Fundamental. Não havia falta de vagas nesta etapa da educação básica. Coisa que hoje causa espanto”, lamentou.
Segundo apurou o parlamentar, Campo Grande tem dez Centros de Educação Infantil (Ceinfs) sem obras concluídas. “Sabemos que o governo [do ex-presidente] Jair Bolsonaro [PL] não repassou nenhum centavo para a conclusão desses Ceinfs, iniciados no governo [da ex-presidente] Dilma Rousseff [PT]. Então temos uma demanda reprimida na Educação Infantil. Agora, no Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, não tínhamos falta de vagas e voltou a acontecer. Sabemos que a gestão do ex-governador Reinaldo Azambuja [PSDB] fechou algumas escolas e municipalizou outras. Assim, Campo Grande não teve condições de absorver essas crianças. Eu alertei que precisava ter mais critério”, ressaltou.
Para o deputado é possível entender a necessidade da racionalização de recursos públicos e que a Constituição coloca o município como responsável pela educação básica, porém, o Estado não está impedido de atender também o Ensino Fundamental. “Precisamos discutir para que não haja criança fora da escola. Peço para que o Estado possa atender essas crianças, mesmo que temporariamente, porque início de ano escolar o mais urgente é garantir a vaga. Houve também queda na nota do IDEB, é preciso investir na qualidade para recuperar a defasagem na aprendizagem”, finalizou Kemp, que apresentou o pedido via requerimento ao Governo do Estado e à Secretaria de Educação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Celso Abrantes é eleito prefeito de Bandeirantes (MS) com 53,9% dos votos válidos
Leia Mais
IBGE prorroga inscrições para estágio com 11 vagas em Campo Grande
Leia Mais
Zambelli quer acareação com Delgatti, mas só aceita se for por videoconferência
Leia Mais
Escolha de novos dirigentes do PT deve fortalecer base no MS e ampliar protagonismo nacional
Municípios