POLÍTICA
Senador Nelsinho Trad propõe recriação da Funasa
Fundação foi extinta no início do ano e atribuições repassadas ao Ministério das Cidades
03/02/2023
19:45
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O senador Nelsinho Trad apresentou, nesta sexta-feira (3), emenda à Medida Provisória 1.156, de 2023, baixada em 2 janeiro pela Presidência da República, para extinguir a Fundação Nacional de Saúde - Funasa. Preocupado com questões da saúde indígena em Mato Grosso do Sul e projetos já aprovados para os municípios sul-mato-grossenses, o parlamentar ingressou com essa ação. “A medida gerou grande preocupação entre profissionais e entidades do setor de saneamento, por se tratar do único órgão federal que atende o saneamento rural e comunidades abaixo de 50 mil habitantes”, explicou o senador Nelsinho Trad.
Segundo o parlamentar, o setor de saneamento vive atualmente uma situação de escassez de recursos e com a extinção da Funasa, há o risco de redução ainda maior nessas ações. “Torna-se fundamental que os recursos alocados na Funasa se mantenham para as mesmas finalidades de atendimento a pequenas comunidades e comunidades rurais”, disse.
Na defesa da medida provisória, o governo federal argumentou que as medidas de saneamento básico são de competência do Ministério das Cidades.
A MPV 1156/23 precisa ser votada até março pelo Congresso Nacional e a emenda proposta pelo senador Nelsinho Trad será analisada durante essa votação.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Energisa oferece serviços gratuitos em ação comunitária da UEMS no Jardim São Conrado
Leia Mais
Meta e TikTok retiram do ar fake news sobre Lula e Janja na Rússia após ação da AGU
Leia Mais
CBF recorre ao STF para manter Ednaldo Rodrigues na presidência e evitar sanções da Fifa
Leia Mais
Prefeitura de Campo Grande promete quitar R$ 8,7 milhões em emendas atrasadas até dezembro
Municípios