SONORA
Com nota A na Capag, Município termina o ano com ótima avaliação de situação financeira
Essa nota mostra que o município está apto para receber investimentos em todos os setores fiscais
10/12/2022
10:00
ASSECOM
©DIVULGAÇÃO
O último relatório da Capag (Capacidade de Pagamento) mostra que Sonora está entre os municípios de Mato Grosso do Sul que termina o ano de 2022 com a situação fiscal equilibrada. A avaliação feita pelo Tesouro Nacional tem o objetivo de apurar a situação fiscal dos entes subnacionais de forma simples e transparente.
Para quem não conhece, a Capag foi formulada para mensurar o risco de crédito para o Tesouro Nacional decorrente de eventuais novos empréstimos com garantia da União.
A metodologia de cálculo é composta por três indicadores. No âmbito dos municípios, os indicadores podem ser definidos como: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. Sonora apresentou ótimos resultados em todos os índices.
O relatório mostra que o município está sem pendências na CAUC (Cadastro Único de Convênios) da União, aplicou os recursos necessários e exigidos por Lei na Educação e Saúde, além de encaminhar todos os relatórios fiscais e comprovar sua adimplência financeira.
Para o prefeito Enelto Ramos da Silva, isso mostra mais uma vez a eficiência dos profissionais à frente da Gerência de Administração e Finanças e também o compromisso da gestão de manter em dia as contas públicas. “Tudo em dia, tudo pago, estamos no azul e vamos começar 2023 ainda melhor. Com mais investimentos e recursos para fazer Sonora avançar ainda mais”, disse.
Mato Grosso do Sul
É importante destacar que o Estado vem apresentando bons resultados desde 2015, quando saiu da nota D para a A. Esse ano, apenas 10 cidades apresentaram nota C e seis B.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Os candidatos querem surfar no conservadorismo
Leia Mais
Glauber Braga encerra greve de fome após acordo com presidente da Câmara sobre processo de cassação
Leia Mais
PRF inicia Operação Semana Santa e Tiradentes 2025 com reforço nas rodovias federais
Leia Mais
Banco pode descontar dívida de consignado CLT de conta-corrente ou investimentos, mesmo após demissão
Municípios